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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 7-Dec-2023
metadata.dc.creator: SILVA NETO, João Augusto da
metadata.dc.description.affiliation: SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas
metadata.dc.contributor.advisor1: FIGUEIREDO, Aldrin Moura de
Title: O meio-tom do sensível: criação, crítica e relações artísticas na pintura de Manoel Santiago (1920-1938)
Citation: SILVA NETO, João Augusto da. O meio-tom do sensível: criação, crítica e relações artísticas na pintura de Manoel Santiago (1920-1938). Orientador: Aldrin Moura de Figueiredo. 2023. 366 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17590. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A tese discute a arte do pintor amazonense Manoel Santiago e a crítica artística sobre suas obras. A abordagem pretendida está diretamente ligada aos desdobramentos teórico-metodológicos referentes às experiências de críticos e artistas, bem como as suas diferentes demandas, apropriações e entendimentos sobre a arte. Nesses termos, é feita uma análise das condições de criação artística de Santiago a partir de seu entendimento sobre arte e de suas interações sociais e artísticas durante sua atuação no Rio de Janeiro entre os anos 1920 e 1938. Ao longo de sua trajetória artística, Manoel Santiago moldou percepções a seu respeito, estabelecendo certa individualidade artística. Em vista disso, destaco a posição que o pintor assumiu no cenário artístico, enfatizando suas escolhas e práticas artísticas como estratégias deliberadas para afirmar-se como artista, aliciando o gosto por suas pinturas. Várias críticas publicadas em jornais, livros e revistas são analisadas com o objetivo de compreender as interações do pintor e a percepção sobre suas obras, com destaque para a relação entre sensibilidade e os usos da cor. É defendida a tese de que a ideia sobre arte e o processo de criação artística de Santiago se desenvolveu a partir de interesses e relações dentro dos mundos da arte, nos quais tanto o próprio pintor quanto os críticos colaboraram para construir determinada imagem e reputação artística.
Abstract: The thesis discusses the art of the Amazonian painter Manoel Santiago and the artistic criticism of his works. The intended approach is directly linked to the theoretical methodological developments regarding the experiences of critics and artists, as well as their different demands, appropriations and understandings about art. In these terms, an analysis is made of the conditions of Santiago’s artistic creation based on his understanding of art and his social and artistic interactions during his performanc e in Rio de Janeiro between the 1920s and 1938. Throughout his artistic journey, Manoel Santiago shaped perceptions of himself, establishing a certain artistic individuality. In light of this, I emphasize the position that the painter assumed in the artistic scene, highlighting his choices and artistic practices as deliberate strategies to assert himself as an artist, enticing an appreciation for his paintings. Several critiques published in newspapers, books, and magazines are scrutinized with the aim of comprehending the painter's interactions and the perception of his works, with a focus on the relationship between sensitivity and the utilization of color . The thesis is defended that Santiago's idea of art and the process of artistic creation developed from interests and relationships within the worlds of art, in which both the painter himself and critics collaborated to build a certain image and artistic reputation.
Keywords: Manoel Santiago
Crítica de arte
Criação artística
Sensibilidade
Pintor amazonense
Art criticism
Artistic creation
Sensitivity
Amazonian painter
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Appears in Collections:Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH

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