Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA NETO, João Augusto da-
dc.date.accessioned2025-07-11T17:27:00Z-
dc.date.available2025-07-11T17:27:00Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVA NETO, João Augusto da. O meio-tom do sensível: criação, crítica e relações artísticas na pintura de Manoel Santiago (1920-1938). Orientador: Aldrin Moura de Figueiredo. 2023. 366 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17590. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17590-
dc.description.abstractThe thesis discusses the art of the Amazonian painter Manoel Santiago and the artistic criticism of his works. The intended approach is directly linked to the theoretical methodological developments regarding the experiences of critics and artists, as well as their different demands, appropriations and understandings about art. In these terms, an analysis is made of the conditions of Santiago’s artistic creation based on his understanding of art and his social and artistic interactions during his performanc e in Rio de Janeiro between the 1920s and 1938. Throughout his artistic journey, Manoel Santiago shaped perceptions of himself, establishing a certain artistic individuality. In light of this, I emphasize the position that the painter assumed in the artistic scene, highlighting his choices and artistic practices as deliberate strategies to assert himself as an artist, enticing an appreciation for his paintings. Several critiques published in newspapers, books, and magazines are scrutinized with the aim of comprehending the painter's interactions and the perception of his works, with a focus on the relationship between sensitivity and the utilization of color . The thesis is defended that Santiago's idea of art and the process of artistic creation developed from interests and relationships within the worlds of art, in which both the painter himself and critics collaborated to build a certain image and artistic reputation.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-07-11T17:26:24Z No. of bitstreams: 2 Tese - Joao Augusto.pdf: 6839980 bytes, checksum: 228d98997f1c6cbd8d7b61f12add571d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-07-11T17:27:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Joao Augusto.pdf: 6839980 bytes, checksum: 228d98997f1c6cbd8d7b61f12add571d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T17:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Joao Augusto.pdf: 6839980 bytes, checksum: 228d98997f1c6cbd8d7b61f12add571d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.compt_BR
dc.subjectManoel Santiagopt_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectPintor amazonensept_BR
dc.subjectArt criticismen
dc.subjectArtistic creationen
dc.subjectSensitivityen
dc.subjectAmazonian painteren
dc.titleO meio-tom do sensível: criação, crítica e relações artísticas na pintura de Manoel Santiago (1920-1938)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Aldrin Moura de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671233730699231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4324587866992168pt_BR
dc.description.resumoA tese discute a arte do pintor amazonense Manoel Santiago e a crítica artística sobre suas obras. A abordagem pretendida está diretamente ligada aos desdobramentos teórico-metodológicos referentes às experiências de críticos e artistas, bem como as suas diferentes demandas, apropriações e entendimentos sobre a arte. Nesses termos, é feita uma análise das condições de criação artística de Santiago a partir de seu entendimento sobre arte e de suas interações sociais e artísticas durante sua atuação no Rio de Janeiro entre os anos 1920 e 1938. Ao longo de sua trajetória artística, Manoel Santiago moldou percepções a seu respeito, estabelecendo certa individualidade artística. Em vista disso, destaco a posição que o pintor assumiu no cenário artístico, enfatizando suas escolhas e práticas artísticas como estratégias deliberadas para afirmar-se como artista, aliciando o gosto por suas pinturas. Várias críticas publicadas em jornais, livros e revistas são analisadas com o objetivo de compreender as interações do pintor e a percepção sobre suas obras, com destaque para a relação entre sensibilidade e os usos da cor. É defendida a tese de que a ideia sobre arte e o processo de criação artística de Santiago se desenvolveu a partir de interesses e relações dentro dos mundos da arte, nos quais tanto o próprio pintor quanto os críticos colaboraram para construir determinada imagem e reputação artística.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
dc.description.affiliationSEMED - Secretaria Municipal de Educação de Parauapebaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_MeioTomSensivel.pdf6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons