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dc.creatorVIEIRA, João Paulo Abreu-
dc.date.accessioned2011-03-30T17:58:27Z-
dc.date.available2011-03-30T17:58:27Z-
dc.date.issued2009-12-01-
dc.identifier.citationVIEIRA, João Paulo Abreu. Otimização de controladores utilizando algoritmos genéticos para melhoria da capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão de aerogeradores de indução duplamente excitados. 2009. 127 f. Orientador: Marcus Vinicius Alves Nunes; Coorientador: Ubiratan Holanda Bezerra. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2079. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2079-
dc.description.abstractIt is proposed in this thesis a methodology to obtain optimal controllers gains for the rotorside converter of doubly fed induction generators (DFIGs) using a genetic algorithm approach. The main objective is to enhance the operational security and robustness of the power system, by a more effective contribution of the DFIG controllers to the system controllability. To reach this goal, the crow-bar protection scheme is activated during the fault period when severe voltage sags occur in order to maintain the rotor-side converter connected to the DFIG. Immediately after the fault is cleared the crow-bar protection scheme is deactivated and simultaneously the rotor-side converter optimal controllers are turned on which permits the improvement of the converter ride-through capability and also contribute to enhance the overall power system stability margin. The effectiveness of this proposed methodology was assessed for the DFIG-based plants using a real electrical network, in three different operational conditions.en
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2011-03-30T17:58:27Z No. of bitstreams: 2 VIEIRA, João Paulo AbreuPPGEngenharia Elétrica.pdf: 1787430 bytes, checksum: 12e80b0ff02b230fff69887679ac8338 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-30T17:58:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VIEIRA, João Paulo AbreuPPGEngenharia Elétrica.pdf: 1787430 bytes, checksum: 12e80b0ff02b230fff69887679ac8338 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerogeradores de indução duplamente excitadospt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectCapacidade de sobrevivência a afundamentos de tensãopt_BR
dc.subjectEstabilidade transitóriapt_BR
dc.subjectEstabilidade a pequenas perturbaçõespt_BR
dc.subjectControle de tensãopt_BR
dc.subjectProteção do tipo crow-barpt_BR
dc.subjectAjustes de controlept_BR
dc.subjectWind generationen
dc.subjectDoubly fed induction generatorsen
dc.subjectRide-through capabilityen
dc.subjectTransient stabilityen
dc.subjectSmall signal stabilityen
dc.subjectVoltage controlen
dc.subjectCrow-bar protectionen
dc.subjectControl tuningen
dc.subjectGenetic algorithmen
dc.titleOtimização de controladores utilizando algoritmos genéticos para melhoria da capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão de aerogeradores de indução duplamente excitadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologia-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA-
dc.contributor.advisor1NUNES, Marcus Vinícius Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9533143193581447-
dc.contributor.advisor-co1BEZERRA, Ubiratan Holanda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6542769654042813-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188999223769913-
dc.description.resumoNa presente tese propõe-se uma metodologia de ajuste ótimo dos controladores do conversor interligado ao rotor de aerogeradores de indução duplamente excitados (DFIG), utilizando algoritmos genéticos (AG), com o objetivo de melhorar a segurança e a robustez do sistema elétrico de potência, permitindo que os aerogeradores DFIG participem da gestão técnica do sistema. Para garantir este objetivo, é utilizada uma estratégia de proteção do tipo “crow-bar” durante a falta, mantendo o conversor interligado ao rotor conectado à máquina. Imediatamente após a eliminação da falta, o “crow-bar” é desativado, e simultaneamente os controladores ótimos do conversor interligado ao rotor são acionados, previamente ajustados pelo AG, a fim de melhorar a capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão “ridethrough capability” e a margem de estabilidade global do sistema elétrico. Para validação da metodologia ótima desenvolvida foram realizadas simulações computacionais utilizando uma rede elétrica real, em três condições operacionais distintas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Aparece nas coleções:Teses em Engenharia Elétrica (Doutorado) - PPGEE/ITEC

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