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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | VIEIRA, João Paulo Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-30T17:58:27Z | - |
dc.date.available | 2011-03-30T17:58:27Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-01 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, João Paulo Abreu. Otimização de controladores utilizando algoritmos genéticos para melhoria da capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão de aerogeradores de indução duplamente excitados. 2009. 127 f. Orientador: Marcus Vinicius Alves Nunes; Coorientador: Ubiratan Holanda Bezerra. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2079. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2079 | - |
dc.description.abstract | It is proposed in this thesis a methodology to obtain optimal controllers gains for the rotorside converter of doubly fed induction generators (DFIGs) using a genetic algorithm approach. The main objective is to enhance the operational security and robustness of the power system, by a more effective contribution of the DFIG controllers to the system controllability. To reach this goal, the crow-bar protection scheme is activated during the fault period when severe voltage sags occur in order to maintain the rotor-side converter connected to the DFIG. Immediately after the fault is cleared the crow-bar protection scheme is deactivated and simultaneously the rotor-side converter optimal controllers are turned on which permits the improvement of the converter ride-through capability and also contribute to enhance the overall power system stability margin. The effectiveness of this proposed methodology was assessed for the DFIG-based plants using a real electrical network, in three different operational conditions. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2011-03-30T17:58:27Z No. of bitstreams: 2 VIEIRA, João Paulo AbreuPPGEngenharia Elétrica.pdf: 1787430 bytes, checksum: 12e80b0ff02b230fff69887679ac8338 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2011-03-30T17:58:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VIEIRA, João Paulo AbreuPPGEngenharia Elétrica.pdf: 1787430 bytes, checksum: 12e80b0ff02b230fff69887679ac8338 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2009 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aerogeradores de indução duplamente excitados | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.subject | Capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão | pt_BR |
dc.subject | Estabilidade transitória | pt_BR |
dc.subject | Estabilidade a pequenas perturbações | pt_BR |
dc.subject | Controle de tensão | pt_BR |
dc.subject | Proteção do tipo crow-bar | pt_BR |
dc.subject | Ajustes de controle | pt_BR |
dc.subject | Wind generation | en |
dc.subject | Doubly fed induction generators | en |
dc.subject | Ride-through capability | en |
dc.subject | Transient stability | en |
dc.subject | Small signal stability | en |
dc.subject | Voltage control | en |
dc.subject | Crow-bar protection | en |
dc.subject | Control tuning | en |
dc.subject | Genetic algorithm | en |
dc.title | Otimização de controladores utilizando algoritmos genéticos para melhoria da capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão de aerogeradores de indução duplamente excitados | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Tecnologia | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA | - |
dc.contributor.advisor1 | NUNES, Marcus Vinícius Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9533143193581447 | - |
dc.contributor.advisor-co1 | BEZERRA, Ubiratan Holanda | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6542769654042813 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8188999223769913 | - |
dc.description.resumo | Na presente tese propõe-se uma metodologia de ajuste ótimo dos controladores do conversor interligado ao rotor de aerogeradores de indução duplamente excitados (DFIG), utilizando algoritmos genéticos (AG), com o objetivo de melhorar a segurança e a robustez do sistema elétrico de potência, permitindo que os aerogeradores DFIG participem da gestão técnica do sistema. Para garantir este objetivo, é utilizada uma estratégia de proteção do tipo “crow-bar” durante a falta, mantendo o conversor interligado ao rotor conectado à máquina. Imediatamente após a eliminação da falta, o “crow-bar” é desativado, e simultaneamente os controladores ótimos do conversor interligado ao rotor são acionados, previamente ajustados pelo AG, a fim de melhorar a capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão “ridethrough capability” e a margem de estabilidade global do sistema elétrico. Para validação da metodologia ótima desenvolvida foram realizadas simulações computacionais utilizando uma rede elétrica real, em três condições operacionais distintas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
Aparece nas coleções: | Teses em Engenharia Elétrica (Doutorado) - PPGEE/ITEC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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