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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorGALVÃO, Olavo de Faria-
dc.creatorBARROS, Romariz da Silva-
dc.creatorROCHA, Aline Cardoso-
dc.creatorMENDONÇA, Mariana Barreira-
dc.creatorGOULART, Paulo Roney Kilpp-
dc.date.accessioned2011-05-09T20:06:04Z-
dc.date.available2011-05-09T20:06:04Z-
dc.date.issued2002-07-
dc.identifier.citationGALVÃO, Olavo de Faria et al. Escola experimental de primatas. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 7, n. 2, p. 361-370, jul. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a17v07n2.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200017>.pt_BR
dc.identifier.issn1413-294X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2170-
dc.description.abstractEquating, metaphorically, the terms "lab" and "school", this article presents an experimental research program aiming to develop procedures to build symbolic repertories in capuchin monkeys (Cebus apella). The metaphor "lab-school" arises from the similarity of the training procedures, used to teach discriminations or stimulus relations, to teaching programs used to introduce gradually more complex tasks. The challenge has been to keep the behavior of the "learners" under the control of the task properties, as programmed by the experimenter. Results document the acquisition of generalized identity and indicate the possibility of teaching more complex repertoires that are prerequisite for symbolic behavior and the possible application of the developed technology in teaching such repertoires to persons with difficulties to develop conventional symbolic functioning.en
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-05-09T20:06:03Z No. of bitstreams: 2 IFCH - OlavoGalvão-PauloGoulart.PDF: 230373 bytes, checksum: a770997684cf21fe90709759820d4536 (MD5) license_rdf: 23422 bytes, checksum: b145eda3d84bdc4f56b389c0ab98d368 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-05-09T20:06:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 IFCH - OlavoGalvão-PauloGoulart.PDF: 230373 bytes, checksum: a770997684cf21fe90709759820d4536 (MD5) license_rdf: 23422 bytes, checksum: b145eda3d84bdc4f56b389c0ab98d368 (MD5) Previous issue date: 2002-07en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCebus apellapt_BR
dc.subjectControle de estímulospt_BR
dc.subjectComportamento animal-
dc.subjectMacaco-prego-
dc.titleEscola experimental de primataspt_BR
dc.title.alternativeExperimental school for primatesen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoAproximando, metaforicamente, os termos "laboratório" e "escola", o presente trabalho apresenta um programa de pesquisa experimental que visa desenvolver procedimentos para a construção de repertório simbólico em macacos-prego (Cebus apella). A metáfora "laboratório-escola" justifica-se pela semelhança dos procedimentos de treino de discriminações ou relações com programas de ensino de tarefas gradualmente mais complexas. O desafio tem sido o de manter o comportamento dos "aprendizes" sob controle das propriedades da tarefa programadas pelo experimentador. Os procedimentos são permanentemente avaliados em função da efetividade para produzir a planejada formação de relações não diretamente treinadas entre estímulos. Os resultados obtidos demonstram a aquisição do conceito de identidade e indicam a possibilidade de ensino de repertórios mais complexos, que são pré-requisitos para o comportamento simbólico e o possível aproveitamento de tecnologia para ensino desse tipo de repertório a pessoas com dificuldades no desenvolvimento de funcionamento simbólico convencional.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

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