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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-18T12:29:22Z | - |
dc.date.available | 2012-05-18T12:29:22Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-07 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque. A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2753 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate what curriculum matrix, nursing and educator ‘s concepts and professional profiles that were used throughout the history of the curriculum of Full Degree Nursing in UFPA since its creation to the implementation of the Project Teaching Course. The problem lies in comprehension of the influences exerted by the economic, political and social environment on the proposed curriculum, considering the historical moment in which each was produced, the social actors who did and why they have done. This is a qualitative research in Social Sciences, the methodological approach employed an exploratory descriptive and historical and organizational case study, which was based on documentary research advised by interview technique. The results showed that as the historical moment lived by the Institution, the training of licensed nursing was more or less valuable, however, always present in the history curriculum of Full Degree Nursing in UFPA. The challenge adopted, exclusively in the context of Pará, reveals the commitment of the Institution to the quality of teacher education in nursing in Pará, whereas interest in perpetuating such mission. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-05-18T12:26:58Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoLicenciadoEnfermagem.pdf: 6632836 bytes, checksum: e53c9815bf300bb419469aba9e4e06c2 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos(edisangela@ufpa.br) on 2012-05-18T12:29:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoLicenciadoEnfermagem.pdf: 6632836 bytes, checksum: e53c9815bf300bb419469aba9e4e06c2 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-05-18T12:29:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoLicenciadoEnfermagem.pdf: 6632836 bytes, checksum: e53c9815bf300bb419469aba9e4e06c2 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2010 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Curso de Licenciatura Plena em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.title | A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | - |
dc.contributor.advisor1 | ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3735617515418666 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1976057302128452 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo investigar que prescrições curriculares, concepções de enfermagem e de educador e que perfis profissionais foram adotados ao longo da história do currículo do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da UFPA desde a sua criação até a implantação do Projeto Pedagógico do Curso. O problema situa-se na compreensão das influências exercidas pela conjuntura econômica, política e social sobre as propostas curriculares, considerando o momento histórico em que cada uma delas fora produzida, os atores sociais que o fizeram e o porquê de o terem feito. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, o percurso metodológico empregou um estudo exploratório descritivo do tipo estudo de caso histórico-organizacional, que se assentou em pesquisa documental assessorada pela técnica de entrevista. Os resultados mostraram que, conforme o momento histórico vivido pela Instituição, a formação do licenciado em enfermagem fora mais ou menos valorizada, no entanto, sempre esteve presente na história do currículo do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da UFPA. O desafio assumido, com exclusividade no contexto paraense, revela o compromisso da Instituição para com a qualidade da formação de professores de enfermagem no Estado, dado o interesse em perpetuar esta missão. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
dc.description.affiliation | Hospital de Clínicas Gaspar Vianna | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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