Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPANTOJA, Vanda Maria Leite-
dc.date.accessioned2012-10-16T13:24:38Z-
dc.date.available2012-10-16T13:24:38Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPANTOJA, Vanda. Negócios sagrados: reciprocidade e mercado no Círio de Nazaré. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 20006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3050-
dc.description.abstractThis work discusses the organization of one of the larger saint’s Catholic feasts of Brazil: the Círio of Our Lady of Nazareth, in Belém, Pará. Using the Religious Market Paradigm and the Gift Theory, I propose to evaluate the celebration, taking as point of departure an analysis of the Diretoria da Festa, which is the institution that promotes the religious celebration. The purpose of this evaluation is to point out the convergence between the two theories. Throughout the work, I discuss the genesis and the expansion of the celebration, and the relation between the Diretoria da Festa and the devotees of Our Lady of Nazareth.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-10-11T21:23:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_NegociosSagradosReciprocidade.pdf: 1144881 bytes, checksum: 3f6a30b8834d167c894ff1f7aca21caf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-10-16T13:24:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_NegociosSagradosReciprocidade.pdf: 1144881 bytes, checksum: 3f6a30b8834d167c894ff1f7aca21caf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-10-16T13:24:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_NegociosSagradosReciprocidade.pdf: 1144881 bytes, checksum: 3f6a30b8834d167c894ff1f7aca21caf (MD5) Previous issue date: 2006-01en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCírio de Nazarépt_BR
dc.subjectDevoçãopt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectMercado (Economia)pt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleNegócios sagrados: reciprocidade e mercado no Círio de Nazarépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA-
dc.contributor.advisor1MAUÉS, Raymundo Heraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0915136632611666-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726443231355944-
dc.description.resumoEste trabalho discute a organização de uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Pará. Usando o Paradigma do Mercado Religioso e a Teoria da Dádiva, proponho avaliar a celebração, tomando como ponto de partida uma análise da Diretoria da Festa, que é a instituição que promove a celebração religiosa. O propósito desta avaliação é apontar a convergência entre as duas teorias. Ao longo do trabalho, discuto a gênese e a expansão da celebração, assim como a relação entre a Diretoria da Festa e os devotos de Nossa Senhora de Nazaré.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências Sociais (Mestrado) - PPGCS/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NegociosSagradosReciprocidade.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons