Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3987
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSOUZA, Ruth Daisy Capistrano de-
dc.creatorASSIS, Grauben José Alves de-
dc.date.accessioned2013-06-11T13:08:54Z-
dc.date.available2013-06-11T13:08:54Z-
dc.date.issued2005-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Ruth Daisy Capistrano de; ASSIS, Grauben José Alves de. Emergência de relações numéricas sob controle condicional em crianças surdas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 21, n. 3, p. 297-308, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n3/a06v21n3.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300006>.pt_BR
dc.identifier.issn1806-3446-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3987-
dc.description.abstractStudies focusing on the formation of ordinal classes have reported a number of experimental findings on the comprehension of sequential stimulus relations. The aim of this investigation was to replicate previous findings in deaf children. A procedure was used to chain responses to three stimuli classes: A = printed number names, B = numbers presented in Brazilian Sign Language and C = abstract forms in different quantities. The values varied from 1 to 6. Each participant responded in the presence of green-colored stimuli, presented in a A1®A2®A3 ®A4®A5®A6 sequence; then to red-colored stimuli: in the A6®A5 ®A4®A3®A2 ®A1 sequence. After having responded correctly to each sequence, an animated figure appeared on the screen. After a revised baseline for each response sequence, tests of transitivity and connectivity were administered in order to evaluate the emergence of ordinal classes. The results showed that the participants responded quickly. In conclusion, it can be said that the procedure was efficient in facilitating the acquisition of numerical concepts, and showed the emergence of equivalent stimulus classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2013-06-04T14:48:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23599 bytes, checksum: 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a (MD5) Artigo_EmergenciaRelacoesNumericas.pdf: 234115 bytes, checksum: 8b2473bcc69f6a699740cf5f2d4d1460 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-06-11T13:08:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23599 bytes, checksum: 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a (MD5) Artigo_EmergenciaRelacoesNumericas.pdf: 234115 bytes, checksum: 8b2473bcc69f6a699740cf5f2d4d1460 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-06-11T13:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23599 bytes, checksum: 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a (MD5) Artigo_EmergenciaRelacoesNumericas.pdf: 234115 bytes, checksum: 8b2473bcc69f6a699740cf5f2d4d1460 (MD5) Previous issue date: 2005-12en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEquivalência de estímulospt_BR
dc.subjectClasse ordinalpt_BR
dc.subjectEstímulo/respostapt_BR
dc.subjectRelação numéricapt_BR
dc.subjectEnsino pré-escolarpt_BR
dc.titleEmergência de relações numéricas sob controle condicional em crianças surdaspt_BR
dc.title.alternativeNumeric relations emergency under conditional control in deaf childrenpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre classes ordinais têm apresentado diversos achados experimentais para a compreensão das relações entre estímulos em seqüências. O objetivo do presente trabalho foi investigar se esses resultados seriam obtidos em crianças com surdez. Um procedimento de treino por encadeamento envolveu três classes de estímulos: A = nomes impressos dos números, B = numerais em língua brasileira de sinais e, C = formas abstratas, com valores de 1 a 6. O participante deveria responder na presença da cor vermelha a seqüência A1®A2®A3® A4®A5®A6 e na presença da cor verde: A6®A5® A4®A3®A2®A1. Após responder corretamente cada seqüência, uma animação gráfica era apresentada na tela. Após revisão da linha de base, testes eram aplicados para avaliar transitividade e conectividade na emergência de classes ordinais. Os resultados mostraram que os participantes responderam prontamente. Conclui-se que o procedimento é eficiente na formação de comportamentos conceituais numéricos e que os estímulos eram funcionalmente equivalentes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - NTPC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EmergenciaRelacoesNumericas.pdf228,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons