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dc.creatorDINIZ, Ubiratan Moraes-
dc.date.accessioned2014-01-20T14:19:13Z-
dc.date.available2014-01-20T14:19:13Z-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.citationDINIZ, Ubiratan Moraes. Evasão no curso de graduação a distância: um estudo no bacharelado de administração pública na UFPA. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4625-
dc.description.abstractThis work deals with the evasion of the students of the Course Bachelor of Public Administration, implemented by Faculdade de Administração (FAAD) of the Universidade Federal do Pará(UFPA). It is a study of literature review and secondary data research, focused on the identification and analysis of indexes of circumvention that occurred in seven Poles where the course was implemented. The survey revealed the following evasion index indices in each class of the respective Poles: Benevides, 44%; Capanema, 50%; Cametá, 51%; Marabá, 43%; Parauapebas, 62%; Dom Eliseu, 30% and Oriximiná, 36%. It also sought to identify and analyse the main factors that caused the evasion of 185 (51%) of 406 students from seven Poles. The conclusion is that the Administration Course lacks more structured information in a computerized database and updated permanently to monitor the efficiency, efficacy and effectiveness of the course, establishing positive actions that stimulate students' motivation to continue (in course), and we recommend further research to identify other factors that are hampering best quality course in Distance Education mode and consequently propose corrective measures.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-01-16T17:23:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_EvasaoCursoGraduacao.pdf: 1238283 bytes, checksum: b5068089741362fda47b161b11fc1d43 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEvasão no ensinopt_BR
dc.subjectCurso de Bacharelado em Administração Públicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleEvasão no curso de graduação a distância: um estudo no bacharelado de administração pública na UFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1SÓRIA, Heliana Baía Evelin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706853841098034-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a evasão dos alunos de EAD do Curso de Bacharelado em Administração Pública, implantado pela Faculdade de Administração(FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de um estudo de revisão de literatura e pesquisa de dados secundários, centrado na identificação e análise dos índices de evasão ocorrida nos sete Polos onde foi implantado o Curso. A pesquisa revelou os seguintes índices de evasão em cada turma dos respectivos Polos: Benevides, 44%; Dom Eliseu, 30%; Oriximiná, 36%; Capanema, 50%; Cametá, 51% ; Marabá, 43% e Parauapebas atingiu 62%. Buscou-se também identificar e analisar os principais fatores que causaram a evasão de 185 (51%) de 406 alunos dos sete Polos. A conclusão é que a administração do Curso carece de informações mais estruturadas em bancos de dados informatizados e atualizados, permanentemente, para acompanhar a eficiência, a eficácia e efetividade do Curso estabelecendo ações positivas que estimulem a motivação dos alunos para a continuidade (no curso); bem como é recomendável realização de novas pesquisas para identificar outros fatores que estejam obstando melhor qualidade do Curso na modalidade EAD e, em consequência, propor medidas corretivas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social-
Aparece nas coleções:Dissertações em Serviço Social (Mestrado) - PPGSS/ICSA

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