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dc.creatorTAVARES, Isabel Cristina-
dc.date.accessioned2014-09-05T12:42:17Z-
dc.date.available2014-09-05T12:42:17Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationTAVARES, Isabel Cristina. Análise de parâmetros da função característica de Hamilton. 1998. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Belém, 1998. Curso de Pós-Graduação em Geofísica.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5609-
dc.description.abstractThe velocity analysis is a fundamental process in reflexion seismic, where the stacking velocity as well the zero offset traveltime are sufficient for determining the geological model for media with flat layers. On the other hand the Hamilton formalism uses the same parameters (velocity and zero offset traveltime) for determining the characteristic function for that kind of model. For a three-dimensional heterogeneous geological model with arbitrarily curved surfaces, the characteristic function is defined by nine parameters. This thesis aims at determining the characteristic function through the analysis of parameters using times slices in traveltime function, both in the CMP and zero offset ensemble. This analysis is done by the observation the behavior of each parameters during the fitting between the calculated characteristic function and the traveltime function obtained from the data survey.pt_BR
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMétodo de reflexão sísmicapt_BR
dc.subjectProcessamento de dadospt_BR
dc.titleAnálise de parâmetros da função característica de Hamiltonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Geociências-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::GEOFISICA APLICADA-
dc.contributor.advisor1SÖLLNER, Walter Franz-
dc.description.resumoA análise de velocidades é um processo fundamental na sísmica de reflexão, onde as velocidades de empilhamento bem como o tempo de trânsito de afastamento nulo (onde supõe-se que a fonte e o detetor ocupam a mesma posição) são parâmetros suficientes na determinação do modelo geológico para meios com camadas horizontais. Por outro lado quando expresso através do formalismo estabelecido por Hamilton, os mesmos parâmetros (velocidade e tempo de afastamento nulo) são suficientes para determinar a função característica para este mesmo tipo de meio. Para o caso de um modelo geológico heterogêneo com interfaces arbitrariamente curvas, a função característica de Hamilton é dada a partir da estimativa de nove parâmetros, onde os mesmos parâmetros são necessários na determinação do modelo geológico em 3D. Este trabalho tem por objetivo estimar os parâmetros que determinam a função característica de Hamilton para meios 3D e estudar a influência de cada parâmetro na função, através de cortes horizontais nas seções de tempos de trânsito (conhecidos como time slices), nas configurações de ponto médio comum e afastamento nulo. Dentro desta abordagem é dado um exemplo a partir de um modelo sintético onde, aqueles resultados obtidos com estudo da influência de cada parâmetro na função característica, são aplicados como um critério de ajuste entre a função característica calculada e a função de tempos de trânsito obtida no levantamento de dados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geofísica-
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