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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6041
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | BOULHOSA, Messiana Beatriz Malato | - |
dc.creator | SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-12T16:46:05Z | - |
dc.date.available | 2014-11-12T16:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | BOULHOSA, Messiana Beatriz Malato; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e. Reconhecimento e mapeamento dos ambientes costeiros para geração de mapas de ISA ao derramamento de óleo, Amazônia oriental. Revista Brasileira de Geofísica, São Paulo, v. 27, supl. 1, p. 23-27, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbg/v27s1/a03v27s1.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2009000500003>. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-261X | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6041 | - |
dc.description.abstract | Accidents related to exploration and oil transport are a threat to coast zones around the world. Oil spills are an ecological disaster that may cause irreparable damage to the environment. In the northeast cost of Pará state the intense flow of ships and rafts transporting petroleum and flowed, then the need to establish prevention strategies and administration of the environmental sensitivity about the oil spills in a certain part of Pará state northeast cost. The methodology consisted on processing digital images from remote sensors in the Landsat ETM+7 associated to data from the SRTM (shuttle radar topography mission) digital model of elevation, and to the field data collected in a GIS (geographical information system) environment. The most important results allowed: recognizing and describing five main geomorphological; identifying and classifying nine units of Environmental Sensitivity Rates (ISA) and creation of the Environmental Sensitivity Rates map to oil spill. The remote sensors techniques and SIG proved to be important tools for recognizing coast environments and for generating proposed maps. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-11-10T22:11:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ReconhecimentoMapeamentoAmbientes.pdf: 1395150 bytes, checksum: c4fe1c4c88852954e9dc0cafb9d67598 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-11-12T16:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ReconhecimentoMapeamentoAmbientes.pdf: 1395150 bytes, checksum: c4fe1c4c88852954e9dc0cafb9d67598 (MD5) Previous issue date: 2009 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Sensoriamento remoto | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento geológico | pt_BR |
dc.subject | Monitorização ambiental | pt_BR |
dc.subject | Processamento de imagens | pt_BR |
dc.subject | Derramamento de óleo | pt_BR |
dc.subject | Poluição marinha por óleo | pt_BR |
dc.subject | Indicadores ambientais | pt_BR |
dc.subject | Costa - Amazônia | pt_BR |
dc.title | Reconhecimento e mapeamento dos ambientes costeiros para geração de mapas de ISA ao derramamento de óleo, Amazônia oriental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Acidentes relacionados ao transporte de petróleo constituem uma ameaça às zonas costeiras de todo o mundo, pois se trata de um evento ecologicamente desastroso podendo causar sérios danos ao meio ambiente. Na costa nordeste do Pará ocorre intenso fluxo de navios e balsas transportando petróleo e derivados, daí a necessidade de estabelecer estratégias de prevenção e gestão dos impactos ambientais ao derrame de óleo para elaboração de planos de emergência. O objetivo deste trabalho é gerar o mapa dos ambientes costeiros e o mapa de índice de sensibilidade ambiental ao derrame de óleo dos ambientes costeiros de uma porção da costa nordeste do Pará. A metodologia consistiu no processamento digital de imagens Landsat ETM+7, associadas aos dados do MDE do SRTM (shuttle radar topography mission) e aos dados de campo, em ambiente de SIG (sistema de informação geográfica). Os resultados permitiram o reconhecimento e a descrição de cinco unidades geomorfológicas e de ambientes sedimentares; identificação e hierarquização de nove índices de sensibilidade ambiental (ISA); além da geração do mapa de índice de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo. As técnicas de sensoriamento remoto e SIG mostraram ser importantes ferramentas no reconhecimento dos ambientes costeiros e geração dos mapas propostos. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos Científicos - IG |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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