Biomass yield and calorific value of six clonal stands of Eucalyptus urophylla S. T. Blake cultivated in Northeastern Brazil

Imagem de Miniatura

Data

01-09-2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

CERNE

Citar como

ANDRADE, Thiago Cavalcante Gomes Ribeiro de et al. Biomass yield and calorific value of six clonal stands of Eucalyptus urophylla S. T. Blake cultivated in Northeastern Brazil. CERNE, Lavras, v. 19, n. 3, p. 467-472, July/Sept. 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6606. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602013000300014
A demanda mundial por energia limpa e sustentável tem aumentado nos últimos anos. Uma das alternativas é a biomassa, incluindo os plantios florestais, com destaque, no Brasil, para o gênero Eucalyptus spp., que, atualmente, possui diversos clones selecionados para a produção de energia. Em razão da diferença na adaptação dos clones aos diferentes ambientes, há necessidade de estudos específicos para avaliar a produção de energia para determinada região. Objetivou-se, neste estudo, determinar dentre seis clones de Eucalyptus urophylla S. T. Blake analisados, aqueles com maior potencial para a produção de biomassa e energia para a região Centro Sul do Maranhão (Grajaú). Os clones foram avaliados com 41 meses de idade, plantados em espaçamento de 4 x 3 m, e distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. Cada parcela experimental era composta por 100 árvores. Foram determinadas a produção e a alocação de biomassa de cada parte da árvore e o poder calorífico de casca e do lenho. Dos seis clones estudados, dois se destacaram tanto na produção de biomassa, quanto para a geração de energia, sendo superiores em até 27 % em comparação com o clone de menor rendimento.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Instituição(ões)

Universidade Federal de Lavras

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFLA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

http://ref.scielo.org/64cwgg