Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6656
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorARAÚJO, Sônia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-12T14:49:50Z-
dc.date.available2015-05-12T14:49:50Z-
dc.date.issued2014-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 295-310, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n53/18.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37341>.pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6656-
dc.description.abstractThrough two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil. It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstrate that teaching cannot be thought out of a wider context of women's constitution. It argues that the women status in this region has historically performed singular possibilities that explain how and why girls who were excluded from the school world for a long period turned into teachers. It demonstrates how being a teacher joins to the social processes of the riverine space, ensuring a whole interrelation process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2015-05-11T21:02:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_HistoriaMulheresHistoria.pdf: 346607 bytes, checksum: c3140630eaf35340687bd4cc3270bf68 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2015-05-12T14:49:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_HistoriaMulheresHistoria.pdf: 346607 bytes, checksum: c3140630eaf35340687bd4cc3270bf68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-12T14:49:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_HistoriaMulheresHistoria.pdf: 346607 bytes, checksum: c3140630eaf35340687bd4cc3270bf68 (MD5) Previous issue date: 2014-09en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectHistória de vida (Pesquisa social)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRibeirinhospt_BR
dc.subjectBaía do Guajará - PApt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleHistória das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docênciapt_BR
dc.title.alternativeWomen's history, life histories of teachers: elements to think about teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoPor meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_HistoriaMulheresHistoria.pdf338,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons