Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6740
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMELO, Dorilene Pantoja-
dc.date.accessioned2015-06-01T14:54:32Z-
dc.date.available2015-06-01T14:54:32Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.citationMELO, Dorilene Pantoja. O PROINFANTIL e a formação de professores ribeirinhos: análise do memorial dos professores do município de Ponta de Pedras - Pará. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6740-
dc.description.abstractThis research focuses on the initial training of practicing teachers in kindergarten performed after the end of the program PROINAFNTIL in Ponta de Pedras - Marajó. The objective of the research is to identify the contributions of PROINFANTIL training Teachers bordering Ponta de Pedras, which is guided by the following question: What contributions Proinfantil Program provided the Teacher Education bordering the municipality of Ponta de Pedras - PA? The choice of the research work in the municipality of Ponta de Pedras mainly occurred because it was the county that showed administrative problems and displacement during the establishment and execution of the program PROINFANTIL. The research agenda on the qualitative approach, using data collection surveys of official documents of the Program implementation in the state of Pará and memorials of the 28 participant teachers of Ponta de Pedras, material representing the corpus of this research to therefore, analytical categories based on theoretical matriz life history will be listed after analysis of the corpus in the perspective of content analysis. The relevance of this dissertation is the unprecedented nature of the study is shaping up considering that to date , no research -level strito sensu was performed by analyzing the PROINFANTIL in Pará State , in addition to the social importance in visualizing the region of Marajó and their educational and socioeconomic problems in the context of the Amazon state of Pará.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2015-05-26T18:14:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_ProinfantilFormacaoProfessores.pdf: 2619229 bytes, checksum: 3a27aba0aa8bc45f6e8e589bb089a591 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2015-06-01T14:54:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_ProinfantilFormacaoProfessores.pdf: 2619229 bytes, checksum: 3a27aba0aa8bc45f6e8e589bb089a591 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-01T14:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_ProinfantilFormacaoProfessores.pdf: 2619229 bytes, checksum: 3a27aba0aa8bc45f6e8e589bb089a591 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRibeirinhospt_BR
dc.subjectPrograma Proinfantilpt_BR
dc.subjectHistória de vida (Pesquisa social)pt_BR
dc.subjectIlha de Marajó - PApt_BR
dc.subjectPonta de Pedras - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleO PROINFANTIL e a formação de professores ribeirinhos: análise do memorial dos professores do município de Ponta de Pedras - Parápt_BR
dc.title.alternativeThe PROINFANTIL a teacher and coastal: analysis of teachers memorial in the municipality of Ponta de Pedras - Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL-
dc.contributor.advisor1HAGE, Salomão Antonio Mufarrej-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172680662480041-
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre a formação inicial de professores em exercício na Educação Infantil, realizada após a conclusão da formação por meio do Programa PROINAFNTIL, no município de Ponta de Pedras - PA. O objetivo principal do estudo é identificar as contribuições do PROINFANTIL na formação dos professores ribeirinhos do referido município, o qual será norteado pela seguinte questão: quais contribuições o Programa Proinfantil proporcionou à Formação dos Professores ribeirinhos do município de Ponta de Pedras- PA? A opção por desenvolver a pesquisa no município de Ponta de Pedras se deu, sobretudo, devido ao fato de o município ter apresentado mais problemas administrativos e de deslocamento, no período de implantação e execução do programa em questão. O estudo pauta-se na abordagem qualitativa, utilizando-se, como fontes de pesquisa, documentos oficiais referentes à implantação do Programa no Estado do Pará e memoriais dos dez professores cursistas de Ponta de Pedras, material que representa o corpus principal do trabalho. Categorias analíticas com base na matriz teórica Histórias de Vida foram elencadas, após análise do corpus, na perspectiva da Análise Interpretativa. A relevância da presente dissertação está no caráter inédito que o estudo engendra, considerando que até o momento nenhuma pesquisa stricto sensu foi realizada na perspectiva do PROINFANTIL no Estado do Pará; além da importância social do estudo por dar visibilidade à região do Marajó e a seus problemas socioeconômicos e educacionais no contexto da Amazônia paraense.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ProinfantilFormacaoProfessores.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons