Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ÁLVARES, Maria Luzia Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-17T15:22:33Z | - |
dc.date.available | 2016-02-17T15:22:33Z | - |
dc.date.issued | 1995 | - |
dc.identifier.citation | ÁLVARES, Luzia Miranda. O espaço e o tempo feminino num dia qualquer: Belém 1960. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 15, n. 1-3, p. 26-29, 1995. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v15n1-3/06.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931995000100006>. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7099 | - |
dc.description.abstract | Embora até hoje incipiente, não se pode dizer que o cinema paraense inexista. Alguns filmes realizados têm apresentado esparsas demonstrações, por vezes corajosas, de cineastas conterrâneos esforçados em usar a linguagem das imagens para captar aspectos documentais e/ ou ficcionais da sociedade, em épocas variadas. Libero Luxardo, paulista de Sorocaba, radicado em Belém desde a década de 40, insere-se entre os que já tentaram fazer cinema no Pará. Com uma obra premiada e clássica (Alma do Brasil - A Retirada da Laguna/ Mato Grosso/ 1931), pode ser visto competindo com alguns cineastas da sua época. Introduziu-se no meio paraense através da profissão que abraçara no sul, realizando documentários. Os filmes de ficção vieram depois, mas os dois gêneros usaram como background, a místico-exótica Amazônia. Uma de suas primeiras iniciativas cinematográficas para fixar-se no Pará foi Amanhã Nos Encontraremos, filme inacabado realizado na década de 40. Na segunda Interventoria de Magalhães Barata, o cineasta procurou registrar as benfeitorias governamentais dessa fase populista da política paraense. Entre os dados recolhidos da imprensa deste período, há notícias sobre os projetos a serem desenvolvidos por ele. Um outro dado muito significativo é dado pelo pesquisador Alfredo Wagner sobre a existência, na Região do Arari, de um caboclo que teria sido ator de filmes de Luxardo. A cinebiografia mais recente do cineasta aponta os seguintes filmes: Um Dia Qualquer (1962), Marajó, Barreira do Mar (1964), Um Diamante e Cinco Balas (1966) e Brutos Inocentes (1974). Da fase partidária e política, ressalta-se o documentário O Enterro de Magalhães Barata (1959), entre os inúmeros que realizou ao registrar as obras oficiais do governo baratista. O resgate histórico da passagem de Libero Luxardo pelo Pará está merecendo a atenção do pesquisador de cinema. Por ora, meu interesse em contextualizar sua obra deve-se a um tópico instigativo a ser desenvolvido: qual o olhar de Libero sobre as mulheres paraenses da década de 60 no filme Um Dia Qualquer? O tema pretende recobrir uma fase do cinema paraense, momento em que as mudanças culturais e sociais estão fazendo-se no mundo. Objetiva pensar também, nestes cem anos de cinema, as contribuições a ele dadas pela cultura paraense. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2016-02-04T15:30:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_EspacoTempoFeminino.pdf: 4558104 bytes, checksum: f7208c0c2a2665faaf56ebd4e14b8959 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2016-02-17T15:22:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_EspacoTempoFeminino.pdf: 4558104 bytes, checksum: f7208c0c2a2665faaf56ebd4e14b8959 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-17T15:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_EspacoTempoFeminino.pdf: 4558104 bytes, checksum: f7208c0c2a2665faaf56ebd4e14b8959 (MD5) Previous issue date: 1995 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres no cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Luxardo, Líbero -- Cinematografia | pt_BR |
dc.subject | Belém - PA | pt_BR |
dc.subject | Pará - Estado | pt_BR |
dc.title | O espaço e o tempo feminino num dia qualquer: Belém 1960 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FACS/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EspacoTempoFeminino.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons