Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Lana Cristina Cardoso de Oliveira-
dc.creatorFERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira-
dc.creatorSILVA, Lúcia Cristina Cavalcante da-
dc.creatorALMEIDA, Flávia Pinho-
dc.date.accessioned2016-02-23T11:47:16Z-
dc.date.available2016-02-23T11:47:16Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.citationMARTINS, Lana Cristina Cardoso de Oliveira et al. Seguimento de regras nutricionais em crianças com excesso de peso. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 33-41, mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v31n1/0102-3772-ptp-31-01-0033.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011465033041>.pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7112-
dc.description.abstractThis study assessed the effects of instructions, verbal report training (VRT) and self-monitoring training (ST), with and without the presence of the primary caregiver, on following nutritional rules in obese or overweight children. Two children (P1: a nine-year-old boy; P2: a eleven-year-old girl) and their caregivers participated through interviews performed in an outpatient clinic. Ten interviews were performed. After instructions, P1 maintained and P2 improved the knowledge on nutritional orientation. Adherence to diet scores obtained by P2 were higher than those obtained by P1 in all phases. There was a clinically significant change after the introduction of the VRT in both participants. Efficiency of the intervention procedures used and the importance of the caregiver’s presence are discussed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2016-02-16T16:25:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_SeguimentoRegrasNutricionais.pdf: 449928 bytes, checksum: 427f2d67314c00e14aaf56eeda979210 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2016-02-23T11:47:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_SeguimentoRegrasNutricionais.pdf: 449928 bytes, checksum: 427f2d67314c00e14aaf56eeda979210 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-23T11:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_SeguimentoRegrasNutricionais.pdf: 449928 bytes, checksum: 427f2d67314c00e14aaf56eeda979210 (MD5) Previous issue date: 2015-03en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObesidade em criançaspt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectCrianças - Nutrição - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectSobrepesopt_BR
dc.subjectCuidadores de criançaspt_BR
dc.titleSeguimento de regras nutricionais em crianças com excesso de pesopt_BR
dc.title.alternativeFollowing nutritional rules in overweight childrenpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoForam avaliados efeitos de instruções, treino de relato verbal (TRV) e treino de automonitoração (TA), com e sem a presença do cuidador principal, sobre o seguimento de regras nutricionais em crianças com excesso de peso. Participaram duas crianças (P1: menino de 9 anos; P2: menina de 11 anos) e suas cuidadoras, por meio de entrevistas em ambulatório. Após instruções, P1 manteve e P2 melhorou o conhecimento das orientações nutricionais. Os Índices de adesão à dieta obtidos por P2 foram mais elevados do que os obtidos por P1 em todas as fases. Houve mudança com significância clínica após introdução de TRV em ambos os participantes. Discute-se a eficácia dos procedimentos de intervenção utilizados e a importância da presença do cuidador.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_SeguimentoRegrasNutricionais.pdf439,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons