Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUINTO, Wanderson Alexandre da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-21T12:59:27Z-
dc.date.available2016-12-21T12:59:27Z-
dc.date.issued2005-12-09-
dc.identifier.citationQUINTO, Wanderson Alexandre da Silva. Desenvolvimento e animação de atores sintético e articulados: uma simulação futebolística. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2005. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Tecnológico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7191. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7191-
dc.description.abstractThis master’s dissertation aims to construct one 3D virtual environment in the form of a soccer stadium where simulations of a soccer game will be carried through, with the use of independent avatars. The construction of avatar use the H - Anim 1.1 modeling technique that it brings the concept of hierarchies and articulated body. The implementation of the application was developed with Java and API Java 3D. The autonomy is obtained by aid of Artificial Intelligence (AI) that it will act in the solution of the problems together with the use of rules previously known and tested. Intelligence, in this in case that, it can be observed by the use of three main components of the architecture of avatar: physical characteristics, behaviors and knowledge. For a better efficiency in the choice of which action avatar must make, was developed a strategy with assists of genetic algorithms that provides a better exactness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by camilla martins (camillasmmartins@gmail.com) on 2016-12-14T13:14:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenvolvimentoAnimacaoAtores.pdf: 6191577 bytes, checksum: 53df09bcaee274fad280bf87fb593cb2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br), reason: on 2016-12-15T12:27:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by camilla martins (camillasmmartins@gmail.com) on 2016-12-20T13:45:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenvolvimentoAnimacaoAtores.pdf: 6191577 bytes, checksum: 53df09bcaee274fad280bf87fb593cb2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2016-12-21T12:59:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenvolvimentoAnimacaoAtores.pdf: 6191577 bytes, checksum: 53df09bcaee274fad280bf87fb593cb2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-21T12:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenvolvimentoAnimacaoAtores.pdf: 6191577 bytes, checksum: 53df09bcaee274fad280bf87fb593cb2 (MD5) Previous issue date: 2005-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectAgentes inteligentespt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectMobilityen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectIntelligent agentsen
dc.subject-
dc.titleDesenvolvimento e animação de atores sintético e articulados: uma simulação futebolísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO FILHO, Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329438229733907pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4429230658129917pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem por objetivos construir um ambiente virtual 3d na forma de um estádio de futebol onde serão realizadas simulações de um jogo de futebol, com o uso de avatares autônomos. Para a construção do avatar utilizou-se a técnica de modelagem H - Anim 1.1 que traz o conceito de corpo hierarquizados e articulados. Toda a implementação da aplicação foi desenvolvida com Java e API Java 3D. A autonomia é conseguida por auxílio da Inteligência Artificial (IA), que atuará na solução dos problemas juntamente com a utilização de regras previamente conhecidas e testadas. A inteligência, neste caso, pode ser observada pela utilização de três componentes principais da arquitetura do avatar: características físicas, comportamentos e conhecimento. Para uma maior eficiência na escolha de qual ação o avatar deva fazer, foi desenvolvida uma estratégia com auxílio de algoritmos genéticos que proporciona uma maior exatidão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesenvolvimentoAnimacaoAtores.pdf6,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons