Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Marcus Vinicius Cunha-
dc.date.accessioned2017-01-04T14:02:33Z-
dc.date.available2017-01-04T14:02:33Z-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcus Vinicius Cunha. A estrada para o “progresso”: política, cultura e natureza em Bragança, Pará (1970-1996). 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em História.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7213-
dc.description.abstractThis paper studies the construction of Bragança-Ajuruteua road, PA-458, Para, Brazil, in the period of 1970-1996. The highway, which covered 26 km of mangrove, caused changes to the environment and consequently the lives of several individuals who live from the natural resources of this ecosystem. The study aims to understand the permanence and the changes caused by the highway in the relationship man / nature, and the many interpretations of the men on this space, through the analysis of political speeches, news reports, photographs, local literature, ethnography, and oral reports of the people who works with crabs, these people are deeply involved with the mangrove. From this, it was found that the development thought by the political authorities and the local elite, with the tourist operation of Ajuruteua Beach, was designed with a nature vision separated from culture, a utilitarian and contemplative nature that neglected local communities and the preservation conditions of the ecosystem. However, even before that, people whose lives were impacted by the project, "created" strategies to adapt to new realities, and they used the road in favor of their daily life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-01-03T11:39:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstradaParaProgresso.pdf: 4030856 bytes, checksum: 806f695a189c40b2e42a59e069def89d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-01-04T14:02:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstradaParaProgresso.pdf: 4030856 bytes, checksum: 806f695a189c40b2e42a59e069def89d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-04T14:02:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstradaParaProgresso.pdf: 4030856 bytes, checksum: 806f695a189c40b2e42a59e069def89d (MD5) Previous issue date: 2015-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro de Bragançapt_BR
dc.subjectBragança - PApt_BR
dc.subjectPraia de Ajuruteua - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleA estrada para o “progresso”: política, cultura e natureza em Bragança, Pará (1970-1996)pt_BR
dc.title.alternativeThe road to the “progress”: politcs, culture and nature in Bragança, Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1HENRIQUE, Márcio Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1963995260174868pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1963995260174868pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda a construção da estrada Bragança-Ajuruteua, PA-458, no Pará, Brasil, no período de 1970-1996. A rodovia, que aterrou 26 km de manguezal, provocou alterações no meio ambiente e, consequentemente, à vida de vários indivíduos que vivem dos recursos naturais desse ecossistema. O trabalho tem como objetivo compreender as permanências e as mudanças provocadas pela rodovia na relação homem/natureza e as diversas interpretações dos homens sobre esse espaço por meio da análise de discursos políticos, reportagens da imprensa escrita, fotografias, literatura local, etnografia e relatos orais de mariscadores de caranguejo, sujeitos profundamente envolvidos com o manguezal. A partir disso, constatou-se que o desenvolvimento pensado pelas autoridades políticas e pela elite local, com a exploração turística da praia de Ajuruteua, foi projetado com uma visão de natureza separada da cultura, uma natureza utilitária e contemplativa que negligenciou as comunidades locais e as condições de preservação do ecossistema. Porém, mesmo diante disso, sujeitos que tiveram suas vidas impactadas pelo empreendimento “fabricaram” estratégias para se adaptar a nova realidade e usaram a rodovia a favor da sua vida cotidiana.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EstradaProgressoPolitica.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons