Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Patrich Depailler Ferreira-
dc.date.accessioned2017-01-26T13:19:35Z-
dc.date.available2017-01-26T13:19:35Z-
dc.date.issued2014-06-11-
dc.identifier.citationMORAES, Patrich Depailler Ferreira. O feitiço caboclo de dona Onete: um olhar etnomusicológico sobre a trajetória do carimbó chamegado de Igarapé-Miri à Belém. Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7423. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7423-
dc.description.abstractThis work is titled - The Caboclo spell of Dona Onete: An ethnomusicological look at the trajectory of Carimbó Chamegado; from Igarapé - Miri to Belém, the object of study is the singer, songwriter, and historian Professor Ionete Gama, better known in music of Pará like Dona Onete, which has a particular way of interpreting the Carimbó, baptized by her "Carimbó Chamegado". In this process I analyze three compositions comprising three periods of this production: - The first in the City of Igarapé - Miri, in Canarana Folkloric Group, where his first letters appeared; - Second, this time in the City of Belém, where she participated in the Project Terruá Pará; - And the third, where his work gained the commercial character through their 1st CD. Important to understand how these compositions were built, and the place (the City of Igarapé - Miri, its history, customs, legends and music) influenced the Carimbó Chamegado, and contributed to safeguarding the popular demonstrations in the City of Igarapé - Miri, from this song. The theoretical framework of ethnomusicology scholars, in particular, Blacking ( 1973) and Béhague (1992 ), they are subsidies to understand the process of musical creation within Carimbó Chamegado and also Lévi-Strauss, Stuart Hall and Nestor Garcia Canclini, discussing identity. Methodologically, I consulted books and papers, compositions, recordings, videos, and also fieldwork, through semi - structured interviews with the composer in question, who provided information about their participation in the Project Terruá Para and CD Spell Caboclo, released in 2011, analyze the compositions watching the musical structures that are composing this Carimbó.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-01-26T13:19:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FeiticoCabocloDona.pdf: 5549859 bytes, checksum: 2ce54605250fa6da808bc49fdfec0c10 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-01-26T13:19:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FeiticoCabocloDona.pdf: 5549859 bytes, checksum: 2ce54605250fa6da808bc49fdfec0c10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-26T13:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FeiticoCabocloDona.pdf: 5549859 bytes, checksum: 2ce54605250fa6da808bc49fdfec0c10 (MD5) Previous issue date: 2014-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectCarimbó chamegadopt_BR
dc.subjectMúsica – Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectIgarapé-Miri - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleO feitiço caboclo de dona Onete: um olhar etnomusicológico sobre a trajetória do carimbó chamegado de Igarapé-Miri à Belémpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1COHEN, Líliam Cristina Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286644614789784pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1569753023477186pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como título - O feitiço caboclo de Dona Onete: um olhar Etnomusicológico sobre a trajetória do Carimbó Chamegado; de Igarapé-Miri a Belém, sendo o objeto de estudo a cantora, compositora, e historiadora Professora Ionete Gama, conhecida na música paraense como Dona Onete, executora de uma forma particular de interpretar o Carimbó, batizado por ela de “Carimbó Chamegado”. Nesse processo, que consiste em três fases de sua produção, analiso três composições: - A primeira construida no Municipio de Igarapé-Miri no Grupo Folclórico Canarana, no qual suas primeiras letras surgiram; - A Segunda, já na capital Belém, onde participou do Projeto Terruá Pará; - e a terceira, onde sua obra ganhou o caráter comercial por meio de seu 1º CD. Interessa investigar o Carimbó Chamegado de Dona Onete, a partir da análise de três composições, a luz da Etnomusicologia. Utilizo como referencial teórico os estudiosos da Etnomusicologia, entre eles destaco Blacking (1973) e Behague (1992), que são subsídios para compreender como se processa a criação musical dentro do Carimbó Chamegado, assim como Lévi-Strauss, Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini discutindo identidade. Metodologicamente, realizei consultas a livros e documentos, composições, gravações, vídeos, bem como pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas com a compositora em questão, que me forneceu informações sobre sua participação no Projeto Terruá Pará e no CD Feitiço Caboclo, lançado em 2011, possibilitando a analise das composições, observando particularidades musicais de execução e de interpretação que estão sendo propostos nesse Carimbó.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FeiticoCabocloDona.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons