Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOUTO, Jeová de Jesus-
dc.date.accessioned2017-02-01T12:48:16Z-
dc.date.available2017-02-01T12:48:16Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.citationCOUTO, Jeová de Jesus. Potencialidades formativas da música: desafios e perspectivas da educação musical no Ensino Fundamental II. Breves (PA), 2013 – 2014. Orientadora: Lia Braga Vieira. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7528. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7528-
dc.description.abstractThis research deals with the teaching of music in the primary education system. Aims to investigate the challenges and prospects of development of training potential of music in music education, specifically in the reality of II elementary education in the public schools of the municipality of Breves (PA). To this end, we adopted the methodological procedures: 1. Bibliographic review of the literature, documentary analysis 2 and 3 interview with Art teachers and monitors projects involving music education in public elementary schools in the municipality of Breves II.. (PA). The dissertation is organized into three chapters. 1. Literature review, which presents training potential of music from authors of pedagogy and psychology of music, 2 challenges to music education formative nature in a specific educational reality in which bans the effective teaching of music are identified in the course Art and music projects in elementary education from public schools in II and Brief 3. prospects for this teaching from the challenges encountered. As a result, we obtain an assessment of the local situation which presented mainly challenges with respect to spaces, materials and training of teachers, which allowed us to see deeper into the local reality and reflect on possibilities to overcome these prohibitions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-01T11:58:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PotencialidadesFormativasMusica.pdf: 2157621 bytes, checksum: ed16cb96d14e0fe79797297fe8982019 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-01T12:48:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PotencialidadesFormativasMusica.pdf: 2157621 bytes, checksum: ed16cb96d14e0fe79797297fe8982019 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-01T12:48:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PotencialidadesFormativasMusica.pdf: 2157621 bytes, checksum: ed16cb96d14e0fe79797297fe8982019 (MD5) Previous issue date: 2014-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEscola – Fundamental IIpt_BR
dc.subjectPotencialidades formativaspt_BR
dc.subjectEducação Musical Escolarpt_BR
dc.subjectEscolas de primeiro graupt_BR
dc.subjectBreves - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titlePotencialidades formativas da música: desafios e perspectivas da educação musical no Ensino Fundamental II. Breves (PA), 2013 - 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Lia Braga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247703330856310pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266669854096573pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre o ensino da música na escola de educação básica. Tem como objetivo investigar desafios e perspectivas de desenvolvimento de potencialidades formativas da música na educação musical, especificamente na realidade do ensino fundamental II nas escolas públicas do município de Breves (PA). Para tanto, foram adotados como procedimentos metodológicos: 1. revisão bibliográfica da literatura especializada, 2. análise documental e 3. entrevista com professores de Arte e monitores de projetos que envolvem o ensino de música em escolas públicas do ensino fundamental II do município de Breves (PA). A dissertação está organizada em três capítulos: 1. revisão da literatura, em que se apresentam potencialidades formativas da música a partir de autores da pedagogia e psicologia da música, 2. desafios para uma educação musical de cunho formativo em uma realidade educacional específica, no qual são identificadas interdições ao efetivo ensino da música na disciplina Arte e em projetos de música no ensino fundamental II de escolas públicas de Breves e 3. perspectivas para este ensino a partir dos desafios encontrados. Como resultado, obtivemos um diagnóstico sobre a realidade local que apresentou, principalmente, desafios no que tange a espaços, materiais e formação dos professores, o que nos permitiu conhecer com mais profundidade a realidade local e refletir sobre possibilidades de superação daquelas interdiçõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PotencialidadesFormativasMusica.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons