Ver-o-Peso a obra: trabalho, imagem e som

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2014-08-19

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Universidade Federal do Pará

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NABIÇA, Cilene das Mercês Barreto. Ver-o-Peso a obra: trabalho, imagem e som. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7536. Acesso em:.

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Este trabalho consiste em uma tradução visual e sonora das intervenções cotidianas produzidas por trabalhadores do Complexo do Ver-o-Peso – maior feira a céu aberto da América Latina – e do centro comercial em seu entorno, localizados em Belém (PA). Considerando esses espaços como um Corpo Espalmado Movente – proposição desta dissertação –, que compreende a totalidade urbana e humana como uma imensidão, espaço obrado dinamicamente espalhado, fragmentado, organismo em expansão regido por suas movências. Essa tradução em som e imagem é representada através de fotografias e gravações em áudio e vídeo, tudo com uso de baixa tecnologia de captação e produção, coletadas em pesquisa de campo a partir de uma Etnografia de Passagem, em que descubro a dinâmica cultural desse universo do trabalho, traçando meus próprios caminhos e refazendo-os sempre que necessário, mantendo-me perto e dentro.De passagem, percebo a Semiosfera desse corpo, baseada nos estudos do semioticista da cultura Iúri Lotman; seu estado de Liminalidade, a partir do conceito de Victor Turner; e as correlações entre Trabalho, Obra, Arte-Ação, apoiada nas teorias de Hannah Arendt. No atravessamento entre diversas linguagens, aproprio-me da Intermidialidade, presente em Claus Clüver; dos princípios da Música Aleatória, representada por John Cage; da Paisagem Sonora, explorada por Murray Schafer e Carlos Fortuna; e da Antropologia Fílmica, aprofundada por Claudine de France. Como resultado, apresento os tecidos fotográficos, um ensaio de imagens recriadas pelas frestas saturadas do Ver-o-Peso; além de uma (inicial) grafia sonora, mapas construídos a partir das ocorrências sonoras das paisagens; e um ensaio audiovisual experimental, discurso em que abstraio a realidade e exercito a composição em som e imagem.

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NABIÇA, Cilene das Mercês Barreto. Ver-o-Peso a obra: trabalho, imagem e som. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7536. Acesso em:.