Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Ana Claúdia Pinto da-
dc.date.accessioned2017-02-06T12:51:33Z-
dc.date.available2017-02-06T12:51:33Z-
dc.date.issued2014-06-02-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Cáudia Pinto das. Da Cabala à Dança: uma etnografia da oração corporal malachim. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7574. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7574-
dc.description.abstractThis research investigated through the theoretical and methodological field of Anthropology of Dance, the Body Prayer Malachim, in order to understand and reveal their ritual structure, its symbolism and its implicit cosmology. The Malachim dance is a contemporary choreography, included in the repertoire of twelve dances from original work of Frida Zalcman entitled Hebrew Dances of Praise, inspired by a set of prayers sung in Jewish Congregation of Brazil, in Rio de Janeiro. Transformed into veritable prayers in motion, are danced in several groups of Sacred Circle Dances, both in Brazil and abroad. The research is part of a broader study about the Body Prayers, guided in this particular case, by the precepts of Kabbalah, the Tree of Life, taking into consideration the four worlds and their energy emanations (Sefirot). Hypothetically the Sacred Circle Dances can work as a kind of tool of physical, mental, emotional and spiritual healing, thanks to its sacredness, strongly present in every movement performed. This is a qualitative ethnographic research, whose fieldwork was conducted in Belém do Pará, in August 2013, when Frida Zalcman gave a workshop at the “School of Theatre and Dance” at the Federal University of Pará (ETDUFPA). Hopefully, with this research, other studies might emerge to investigate this dance form, further expanding their understanding as well as their inclusion in available bibliography from Sacred Circle Dances.-
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-06T12:50:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CabalaDancaEtnografia.pdf: 3818803 bytes, checksum: 87fcb54e146c22fea7cc8b8aa90e8bc6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-06T12:51:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CabalaDancaEtnografia.pdf: 3818803 bytes, checksum: 87fcb54e146c22fea7cc8b8aa90e8bc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-06T12:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CabalaDancaEtnografia.pdf: 3818803 bytes, checksum: 87fcb54e146c22fea7cc8b8aa90e8bc6 (MD5) Previous issue date: 2014-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectMalachimpt_BR
dc.subjectDança Circular Sagradapt_BR
dc.subjectDança Hebraica de Louvorpt_BR
dc.subjectOrações corporaispt_BR
dc.subjectCabalapt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.subjectCoreografia contemporâneapt_BR
dc.titleDa Cabala à dança: uma etnografia da oração corporal malachimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551648142775344pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MOREIRA, Giselle da Cruz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636836292392296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758234712564526pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou, por meio do campo teórico e metodológico da Antropologia da Dança, a Oração Corporal Malachim, objetivando compreender e revelar sua estrutura ritual, seus simbolismos e sua cosmologia implícita. A dança Malachim é uma coreografia contemporânea, pertencente ao repertório de doze danças, do trabalho autoral de Frida Zalcman, intitulado Danças Hebraicas de Louvor, inspiradas em um conjunto de orações cantadas na Congregação Judaica do Brasil, no Rio de Janeiro. Transformadas em verdadeiras orações em movimento, são dançadas em vários grupos de Danças Circulares Sagradas, tanto no Brasil como no exterior. A pesquisa se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas Orações Corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (Sefirot). Parte-se da hipótese de que as Danças Circulares Sagradas podem funcionar como uma espécie de ferramenta de cura física, mental, emocional e espiritual, graças à sua sacralidade, fortemente presente em cada movimento realizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, cujo trabalho de campo foi realizado em Belém do Pará, em agosto de 2013,quando Frida Zalcman ministrou uma oficina na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).Espera-se, com esta pesquisa, o surgimento de outros trabalhos que investiguem essa forma de dança,ampliando ainda mais a sua compreensão, bem como sua inclusão no acervo bibliográfico disponível das Danças Circulares Sagradas.-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CabalaDancaEtnografia.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons