Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T13:53:47Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T13:53:47Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-27 | - |
dc.identifier.citation | SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço. Peça-Filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando. Orientadora: Wladilene de Sousa Lima. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613 | - |
dc.description.abstract | This work intends to investigate the influence of the cinema on Saulo Sisnando's plays by using projections, as in the Play-Movie popPORN - sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos, or considering the way the film editing was added to the staging of Cartas para Ninguém Play-Movie. This work also aims at demonstrating step by step procedures for inserting film techniques into the play o misterioso desaparecimento de Deborah Rope (built along with this work), discussing the possibility of such a hybridization, which goes beyond the use of audiovisual resources (yet using it), but seizing typically film concepts as film editing, montage, close-ups, fades, cuts, plans against plans, sequences, frameworks, etc, in a way to achieve a "film effect". Besides, it also intends to analyze the Play-Movie O misterioso desaparecimento de Deborah Rope from the dramaturgical building up into the execution on stage, when, following a realistic theory of André Bazin, it will be analyzed through the film editing and plasticity of the image prism. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-08T17:06:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CapoeirandoProcessoCriacao.pdf: 5422896 bytes, checksum: 7db7ec8e4cde7a1f0cb6d86aeafcba0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-09T13:53:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CapoeirandoProcessoCriacao.pdf: 5422896 bytes, checksum: 7db7ec8e4cde7a1f0cb6d86aeafcba0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-02-09T13:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CapoeirandoProcessoCriacao.pdf: 5422896 bytes, checksum: 7db7ec8e4cde7a1f0cb6d86aeafcba0b (MD5) Previous issue date: 2012-01-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Cinematografia | pt_BR |
dc.subject | Gravações de video -- Produção e direção | pt_BR |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Peça-Filme | pt_BR |
dc.subject | Pará - Estado | pt_BR |
dc.title | Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Wladilene de Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4769018199137074 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2282616184354257 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a fazer uma investigação acerca da influência do cinema nas montagens dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando, seja pela utilização de projeções, como ocorreu na Peça-Filme popPORN – sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos ou pela maneira como o corte cinematográfico se agregou à encenação da Peça-Filme Cartas para Ninguém. Esta dissertação também pretende demonstrar passo a passo os procedimentos de inserção de técnicas cinematográficas na Peça-Filme O misterioso desaparecimento de Deborah Rope (construída em concomitância com esta dissertação), discutindo a possibilidade de uma hibridização tal que vai além (embora também faça uso) da utilização de recursos audiovisuais, como off e projeções de vídeos e filmes, mas apoderando-se cenicamente de conceitos tipicamente cinematográficos como edição, montagem, closes, fades, cortes, planos, contra planos, sequências, enquadramentos, etc., a ponto de atingir um “efeito cinema”, característica indispensável na poética das peças-filme. Este trabalho pretende analisar a Peça-Filme o misterioso desaparecimento de Deborah Rope desde a construção dramatúrgica até a sua execução no palco, quando, à luz da Teoria Realista do Cinema de André Bazin, a peça-filme analisada pelo prisma da montagem e da plasticidade da imagem. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf | 7,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons