Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSILVA, Andreza Barrroso da-
dc.date.accessioned2017-02-22T15:29:45Z-
dc.date.available2017-02-22T15:29:45Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Barroso da. Dançaeira: a capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Apresenta um Vídeo. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744-
dc.description.abstractThis research aims at the survey of common aspects between Capoeira and Contemporary Dance. From the perspective of creative processes in Dance e those that occur in Capoeira, the analysis encompasses some specific objectives. They are: the scrutiny of the body during the improvisation through Capoeira; the perception of capoeirista´s body in relation to other bodies and outside space, during performing; the identification of impulses that may come from Capoeira, by considering its application of them in Contemporary Dance as well. The methodological procedures are based on autobiographic corporeal discourses, which in their turn, starts from empirical hypotheses borned of my own body as capoeirista and dancer. The theoretical perspectives sustain selected concepts such as those of Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss and Merleau Ponty, in this order. Also, the accomplishment of this research allows connections between Capoeira and creative processes in Contemporary Dance, in a sort of artistic mode baptized as Dançaeira. Finally, such connections struggle for figuring out an expressive and personal artistic body made out of both artistic languages interwoven.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-22T15:29:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf: 2443657 bytes, checksum: 42a2ce146d70b3002198a4e64a4f5a67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-22T15:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf: 2443657 bytes, checksum: 42a2ce146d70b3002198a4e64a4f5a67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-22T15:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf: 2443657 bytes, checksum: 42a2ce146d70b3002198a4e64a4f5a67 (MD5) Previous issue date: 2012-02-29en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.titleDançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472756466541421pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo norteador analisar o diálogo existente entre Capoeira e Dança Contemporânea a partir da construção de um processo criativo em dança por meio da abstração de movimentos próprios e das percepções relativas ao próprio e ao corpo de outros sujeitos, ocorridas no universo da Capoeira. Dentre os seus objetivos específicos destacam-se: analisar a construção corporal no âmbito da Capoeira; verificar a percepção do corpo na Capoeira diante da sua relação com a improvisação e a liberdade criativa, refletindo sobre os seus nexos com a criação em Dança Contemporânea e; identificar a maneira como os impulsos advindos com a experiência com a Capoeira afloram em um processo criativo em Dança Contemporânea. A metodologia compreende a narrativa autobiográfica, diante da hipótese empírica, devido o sujeito-objeto desta pesquisa delimitar-se na experiência da própria pesquisadora atrelada ao trabalho de laboratórios com a improvisação em Dança, visto a pesquisadora ser bailarina intérprete-criadora e capoeirista. Os aportes teóricos utilizados tratam sobre o estado de prontidão e a dilatação do corpo, o corpo enquanto memória, as suas técnicas corporais e, a sua percepção conforme abordagem dos autores Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss e Merleau Ponty, respectivamente. Diante da concretização desta pesquisa, podem-se verificar elementos indicativos da experiência com a Capoeira no processo criativo em Dança Contemporânea, congregados na criação do conceito Dançaeira, o qual se refere à expressão de elementos em amálgama que aludem às linguagens da Capoeira e da Dança Contemporânea a partir de impulsos, configurando um aparato corporal expressivo e reflexivo singular, sem haver a sobreposição de uma linguagem sobre a outra.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdfPDF2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.wmvVídeo195,05 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons