Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7752
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSOUZA, Renato Vieira de-
dc.date.accessioned2017-02-22T16:41:50Z-
dc.date.available2017-02-22T16:41:50Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Renato Vieira de. Varinhas, grafismo e identidade: cultura da memória e experiência estética no estuário marajoara. Orientador: Ubiraelcio da Silva Malheiros. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7752. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7752-
dc.description.abstractThe traditional populations of the marajoara estuary with its cultural richness are still poorly studied. In them is possible to see expressions that have constitutive traits of their anthropological identity, as in its art, skipped for some generations as a source of knowledge and history, myth, spell, path of gender, achievement and cultural resistance. To describe and discuss these realities, this work focuses on memory of past and present of the phenomenon of Embroidered Wands, usual work of female artist-embroiderers on the island of Mosqueiro and Soure, in Marajo island. Positions of art critics, anthropologists and academics on these speeches are divided for a long time already, and this research aims to bring light to this debate, placing the object as an heritage of cultural tradition, legitimized in the artistic experiencing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-22T16:41:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_VarinhasGrafismoIdentidade.pdf: 4627678 bytes, checksum: 9b30f84ed9216b3a7febff6ce32d6565 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-22T16:41:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_VarinhasGrafismoIdentidade.pdf: 4627678 bytes, checksum: 9b30f84ed9216b3a7febff6ce32d6565 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-22T16:41:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_VarinhasGrafismoIdentidade.pdf: 4627678 bytes, checksum: 9b30f84ed9216b3a7febff6ce32d6565 (MD5) Previous issue date: 2012-02-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectIdentidade antropológicapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectVarinhas bordadaspt_BR
dc.subjectBordadeiraspt_BR
dc.subjectIlha de Marajó - PApt_BR
dc.subjectIlha de Mosqueiro - PApt_BR
dc.subjectSoure - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleVarinhas, grafismo e identidade: cultura da memória e experiência estética no Estuário marajoarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1MALHEIROS, Ubiraelcio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1918222033161849pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206086428036262pt_BR
dc.description.resumoAs populações tradicionais do estuário marajoara com sua riqueza cultural são ainda pouco estudadas. Nelas é possível ver manifestações que têm traços constitutivos de sua identidade antropológica, como em sua arte, ignorada há algumas gerações como fonte de saber e história, mito, encantaria, trajeto de gênero, conquista e resistência cultural. Para descrever e discutir essas realidades, esse trabalho é focado na memória do passado e do presente do fenômeno das Varinhas Bordadas, trabalho habitual de bordadeiras-artistas da ilha de Mosqueiro e de Soure, no Marajó. Posições de críticos de arte, antropólogos e estudiosos do assunto se dividem a respeito desses discursos há bom tempo, e essa pesquisa visa trazer luz a esse debate, situando o objeto como um patrimônio da tradição cultural, legitimada na vivência artísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_VarinhasGrafismoIdentidade.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons