Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCIRILO NETO, João-
dc.date.accessioned2017-03-03T13:08:12Z-
dc.date.available2017-03-03T13:08:12Z-
dc.date.issued2011-06-30-
dc.identifier.citationCIRILO NETO, João. Sob medida: tipologias estratégicas de inserção do vestuário nas artes visuais. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2011. 228 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7781. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7781-
dc.description.abstractAccording to Roland Barthes, the ordinary clothing is accepted as an object in the visual arts since the avant-garde experiments of the European modernism in the twentieth century. Thereafter, concepts and practices such as readymade and artist‟s clothing (künstlerkleid) respectively created by Marcel Duchamp (1887-1968) and Henry Van De Velde (1863-1957) will promote profound changes in art in that sense. The readymades will allow many everyday objects to enter spaces traditionally intended for works of art, which will lead as a result to the notion of artist's clothing, understood here as a subcategory of the readymade concept strictly concerning to garments. This study aims to examine the use and the relevance of the term artist's clothing as a category of or a resource for the modern and contemporary visual arts. Such an examination will explore the general aspects related to social and symbolic value of clothing, to offer typologies for the term artist's clothing based on the way tailor-made wearable items are used in a work of art or are conceived as art itself. Finally, in order to verify the validity of such a phenomenon and the proposed classifications in this study, the concept of artist's clothing is taken into account within the visual arts production in Belém, the capital of the state of Pará.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-03T13:07:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SobMedidasTipologia.pdf: 11337422 bytes, checksum: 66045cace80b385fe010fca1838515e9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-03T13:08:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SobMedidasTipologia.pdf: 11337422 bytes, checksum: 66045cace80b385fe010fca1838515e9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-03T13:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SobMedidasTipologia.pdf: 11337422 bytes, checksum: 66045cace80b385fe010fca1838515e9 (MD5) Previous issue date: 2011-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectArte e culturapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectVestúariopt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleSob medida: tipologias estratégicas de inserção do vestuário nas artes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, José Afonso Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045766440369156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607948855640822pt_BR
dc.description.resumoO vestuário real, na concepção de Roland Barthes, é admitido como objeto nas artes visuais a partir dos experimentos de vanguarda do modernismo europeu no século XX. O ready made e a roupa de artista (künstlerkleid), conceitos e práticas criados por Marcel Duchamp (1887-1968) e Henry van De Velde (1863-1957), respectivamente, vão promover profundas transformações na arte, nesse sentido. O ready made, permitirá a entrada de inúmeros objetos do cotidianos nos espaços tradicionalmente destinados às obras de arte, o que resultará na concepção da roupa de artista, aqui entendida como subcategoria de ready made restritiva às peças de roupas. O presente trabalho tem por objetivo analisar o emprego e a pertinência do termo roupa de artista como categoria ou meio na produção moderna e contemporânea em artes visuais. Partimos do estudo de aspectos gerais relacionados ao valor social e simbólico das roupas, passando pela proposição de tipologias para a roupa de artista, com base nas estratégias de uso e nos modos de inserção de elementos vestíveis como e na obra de arte. Por fim, no sentido de constatar a validade de tal fenômeno e de nossas proposições, consideramos a roupa de artista em relação à produção em artes visuais desenvolvida em Belém, capital do estado do Pará.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SobMedidasTipologia.pdf11,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons