Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Ilton Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2017-03-07T12:15:35Z-
dc.date.available2017-03-07T12:15:35Z-
dc.date.issued2011-03-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Ilton Ribeiro dos. As transformações do panorama artístico de Belém – 1960 e as repercussões nas obras de Valdir Sarubbi e Branco de Melo. Orientador: Edison da Silva Farias. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7804. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7804-
dc.description.abstractThis research addresses the transformations occurring in the artistic panorama of the city of Belem in the 60's, to highlight both the works and the series Xumucuís Lumens, respectively of Valdir Melo Sarubbi and Branco de Melo when they were selected for XI Biennial in 1971. The objective of this research is, from this approach, categorize and analyze the processes and contradictions that occurred in the thinking of artistic subjects, in the city and the region where is located the Amazonian metropolis. Using the treadmill theoretical BERMAN (1986), BENJAMIN (1991, 1995) and CANCLINE (2003), the study demonstrates that these works had an important participation in the cultural field of visual arts, specifically in Belem, and, by extension, contribute to the understanding of the impact of modern artistic production in Latin America.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-07T12:15:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TransformacoesPanoramaArtistico.pdf: 3975659 bytes, checksum: 63f26345f5177230733aed6e38e816ef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-07T12:15:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TransformacoesPanoramaArtistico.pdf: 3975659 bytes, checksum: 63f26345f5177230733aed6e38e816ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-07T12:15:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TransformacoesPanoramaArtistico.pdf: 3975659 bytes, checksum: 63f26345f5177230733aed6e38e816ef (MD5) Previous issue date: 2011-03-03en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArtista paraensept_BR
dc.subjectObra Xumucuíspt_BR
dc.subjectSérie Lúmenspt_BR
dc.subjectValdir Sarubbipt_BR
dc.subjectBranco de Melopt_BR
dc.subjectXI Bienal de São Paulopt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleAs transformações do panorama artístico de Belém – 1960 e as repercussões nas obras de Valdir Sarubbi e Branco de Melopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Edison da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4500138216841766pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6393961522804578pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda as transformações ocorridas no panorama artístico da cidade de Belém na década de 60, para tanto destaca as obras Xumucuís e a série Lúmens, repectivamente de Valdir Sarubbi e Branco de Melo no momento em que foram selecionadas para XI Bienal de São Paulo em 1971. O objetivo da pesquisa é, a partir dessa abordagem, categorizar e analisar os, processos e contradições artísticas ocorridas no pensamento dos sujeitos, na cidade e na região onde se localiza a metrópole amazônica. Utilizando a esteira teórica de BERMAN (1986), BENJAMIN (1991, 1995) e CANCLINI (2003), o estudo demonstra que tais obras tiveram participação importante no campo cultural das artes visuais, especificamente em Belém, e, por extensão, contribui para o entendimento do impacto da modernidade na produção artística na América Latina.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TransformacoesPanoramaArtistico.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons