Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO NETO, Advaldo-
dc.date.accessioned2017-03-10T16:14:27Z-
dc.date.available2017-03-10T16:14:27Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationCASTRO NETO, Advaldo. O cinema ficcional de Líbero Luxardo. 2013. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7855. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7855-
dc.description.abstractThe dissertation The Fictional Cinema Libero Luxardo, from the history of Brazilian cinema, studies the cinematic representations of Libero Luxardo, specifically its three fiction films Um dia qualquer; Marajó, barreira do mar and Brutos Inocentes, produced in the Amazon state of Pará, in the 60s and 70s of the twentieth century. Belém, Marajó and, in general, Amazon do, even so slight, part of this discussion because they are represented in the film text. Divided into four chapters, we analyze scenes, contexts, language of film and other topics relevant to the research, which intertextlizing with other texts of artistic, as literature, design and popular song, contextualized in the historical process and social geographically located in the Amazon. This work is a reflection on those representations and provides theoretical basis-historical study of several sources for analysis of cinema Libero Luxardo, among them Pedro Veriano (1983, 1999, 2006, 2008), J.J. Paes Loureiro (1965, 2008), Acyr Castro (1965, 1986), Sidney Leite (2005), Paulo Emílio Sales Gomes (2001), Joseph Mascelli (2010), Christian Metz (1973, 2010), mainly with respect to the movies. Marcio Souza (1994), Violeta Loureiro (1992), Leandro Tocantins (1982, 1987), among others, with respect to Amazon.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-10T16:13:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CinemaFiccionalLibero.pdf: 3283185 bytes, checksum: 31df27186d17474a29f517013b0f310f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-10T16:14:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CinemaFiccionalLibero.pdf: 3283185 bytes, checksum: 31df27186d17474a29f517013b0f310f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-10T16:14:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CinemaFiccionalLibero.pdf: 3283185 bytes, checksum: 31df27186d17474a29f517013b0f310f (MD5) Previous issue date: 2013-06-28en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLuxardo, Líbero -- Cinematografiapt_BR
dc.subjectLuxardo, Líbero – Representações cinematográficaspt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleO Cinema ficcional de Líbero Luxardopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Joel Cardoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918547599708778pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8039904400178919pt_BR
dc.description.resumoA dissertação O Cinema Ficcional de Líbero Luxardo, a partir da história do cinema brasileiro, estuda as representações cinematográficas de Líbero Luxardo, especificamente seus três longas-metragens de ficção Um dia qualquer; Marajó, barreira do mar e Brutos Inocentes, produzidos na Amazônia paraense, nos anos 60 e 70 do século XX. Belém, Marajó e, de modo geral, a Amazônia fazem, mesmo que de modo ligeiro, parte dessa reflexão por estarem representadas no texto fílmico. Dividido em quatro capítulos, analisam-se cenas, contextos, linguagem cinematográfica e outros temas pertinentes à pesquisa, que se intertextualiza com outros textos de linguagens artísticas, como a literatura, o desenho e a canção popular, contextualizados no processo histórico e social dos locais geograficamente situados na Amazônia. Este trabalho é uma reflexão acerca dessas representações e traz como base teórica-histórico diversas fontes de estudo para análise do cinema de Líbero Luxardo, entre elas, Pedro Veriano (1983, 1999, 2006, 2008), J.J. Paes Loureiro (1965, 2008), Acyr Castro (1965, 1986), Sidney Leite (2005), Paulo Emílio Sales Gomes (2001), Joseph Mascelli (2010), Christian Metz (1973, 2010), principalmente, com relação ao cinema. Marcio Souza (1994), Violeta Loureiro (1992), Leandro Tocantins (1982, 1987), entre outros, com relação à Amazônia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CinemaFiccionalLibero.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons