Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDES, Gilcélia Amaral-
dc.date.accessioned2017-03-24T12:23:50Z-
dc.date.available2017-03-24T12:23:50Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationMENDES, Gilcélia Amaral. Interferência da fala na escrita de alunos do sexto ano: descrição, análise e intervenção. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7980-
dc.description.abstractIn this paper, we had as main objective to describe and analyze the interference of speech in the writing of students of the 6th of an elementary public school in the city of Belém-PA, in order to propose activities aimed at improving acquisition writing.The research, based on quantitative sociolinguistics, it had some steps: (i) data collection; (ii) screening and data encryption; (iii) roll of the dice in the statistical program VARBRUL; and (iv) analysis of data, preparation of charts and graphs. The corpus totaled 2.179 data distributed among writing problems by speech interference problems, equivalent to 1.360 occurrences and problems of writing (spelling convention problems), equivalent to 819 occurrences, being subjected to analysis following a targeted approach according to studies from Variacionist Sociolinguistic, based on Bortoni-Ricardo (2003, 2004), Cagliari (2009), Faraco (2012), Lemle (2003), Marcuschi (1997, 2007, 2010), Mollica (1998, 2013), among others. The results allowed us to conclude that students come to the 6th grade of elementary school presenting further interference of speech problems in your writing (62%) than those related to the lack of student's familiarity with the spelling conventions (38%); and also that these problems are correlated both socioeconomic factors (sex, income, parental education), and the language (genre, part of speech, nature of the lexical item and tone of the word or phrase). From these findings, we developed a didactic-methodological approach whose objective was to intervene before these difficulties presented, so that students can go forward to the series/ subsequent years with no more difficulties on writing and, thus acquiring greater language proficiency.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-24T12:22:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_InterferenciaFalaEscrita.pdf: 2525226 bytes, checksum: 21995e4128afe6c21d6fb034ecf63a1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-24T12:23:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_InterferenciaFalaEscrita.pdf: 2525226 bytes, checksum: 21995e4128afe6c21d6fb034ecf63a1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-24T12:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_InterferenciaFalaEscrita.pdf: 2525226 bytes, checksum: 21995e4128afe6c21d6fb034ecf63a1a (MD5) Previous issue date: 2015-08-27en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguística variacionistapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscrita - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterferência da fala na escritapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleInterferência da fala na escrita de alunos do sexto ano: descrição, análise e intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Alcides Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565242209879834pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8305511377328362pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, tivemos como objetivo geral descrever e analisar a interferência da fala na escrita dos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Belém-PA, com a finalidade de propor atividades que visem à melhoria da aquisição da escrita. A pesquisa, embasada na sociolinguística quantitativa, teve várias etapas: (i) coleta de dados; (ii) triagem e codificação dos dados; (iii) rodadas no programa estatístico VARBRUL; e (iv) análise dos resultados, com elaboração de tabelas e gráficos. O corpus totalizou 2.179 dados, distribuídos entre problemas de escrita por interferência da fala, equivalente a 1.360 ocorrências, e problemas inerentes à escrita (problemas de convenção ortográfica), equivalente a 819 ocorrências, sendo submetido à análise seguindo uma metodologia orientada de acordo com estudos da Sociolinguística Variacionista, fundamentada em Bortoni-Ricardo (2003, 2004), Cagliari (2009), Faraco (2012), Lemle (2003), Marcuschi (1997, 2007, 2010), Mollica (1998, 2013), entre outros. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que os alunos chegam ao 6.º ano do Ensino Fundamental apresentando ainda mais problemas de interferência da fala em sua escrita (62%), do que aqueles relativos à falta de familiaridade do educando com as convenções ortográficas (38%); e também que esses problemas estão correlacionados tanto a fatores socioeconômicos (sexo, renda, escolaridade dos pais), quanto a linguísticos (gênero textual, classe gramatical, natureza do item lexical e tonicidade da palavra ou expressão). A partir dessas conclusões, elaboramos uma proposta didático-metodológica cujo objetivo foi o de intervir perante essas dificuldades apresentadas, para que os alunos possam avançar às séries/anos subsequentes com menos dificuldades em sua escrita e, consequentemente, adquirindo maior competência linguística.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InterferenciaFalaEscrita.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons