Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-18T16:43:56Z | - |
dc.date.available | 2017-04-18T16:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira. Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199 | - |
dc.description.abstract | Considering reading as a key element in the acquisition and construction of knowledge, this study aims to formulate, implement and evaluate activities that improve qualified reading of literary texts, especially the genre short story, in the classrooms of the 7th grade of elementary school. Therefore, we must first reflect on reading and reading strategies; the specific challenges of reading literary text; the genre short story; and to evaluate, through interviews with teachers and students, their perspectives about reading literature. The theoretical framework that supports this study based upon Solé (1998), Souza & Girotto (2011) and the teaching of literature addressed by Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) and others. Therefore, with this activity, we raise hypotheses about the effectiveness of the implementation of activity-based literary texts in order to see how we can improve reading with interactive proposal of understanding and production of meaning. In this way, we hope to make a significant contribution to this area of teaching. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-18T16:43:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf: 1114866 bytes, checksum: aa96db165bcfb5ed85502af61f539093 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-18T16:43:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf: 1114866 bytes, checksum: aa96db165bcfb5ed85502af61f539093 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-04-18T16:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf: 1114866 bytes, checksum: aa96db165bcfb5ed85502af61f539093 (MD5) Previous issue date: 2015-08-19 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Conto - Gênero | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8640178343507222 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6928902530343161 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a leitura como um elemento fundamental na aquisição e construção de conhecimentos, este trabalho tem como objetivo elaborar, aplicar e avaliar atividades que fomentem a leitura qualificada de textos literários, em especial do gênero conto, nas salas de aula do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, precisamos, antes, refletir sobre a leitura e suas estratégias; os desafios específicos da leitura do texto literário; o gênero conto; e realizar diagnóstico, através de entrevistas com professores e estudantes. A fundamentação teórica que embasa este estudo está pautada nos conceitos de leitura abordados por Solé (1998), Souza & Girotto (2011) e sobre o ensino de literatura abordados por Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) e outros. Assim sendo, com esta atividade, levantamos hipóteses sobre a eficácia da aplicação de atividade baseada no texto literário conto com o objetivo de verificar como podemos melhorar a leitura com a proposta interativa de compreensão e produção de sentido. Desta forma, esperamos fazer uma contribuição significativa para esta área de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons