Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira-
dc.date.accessioned2017-04-18T16:43:56Z-
dc.date.available2017-04-18T16:43:56Z-
dc.date.issued2015-08-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira. Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199-
dc.description.abstractConsidering reading as a key element in the acquisition and construction of knowledge, this study aims to formulate, implement and evaluate activities that improve qualified reading of literary texts, especially the genre short story, in the classrooms of the 7th grade of elementary school. Therefore, we must first reflect on reading and reading strategies; the specific challenges of reading literary text; the genre short story; and to evaluate, through interviews with teachers and students, their perspectives about reading literature. The theoretical framework that supports this study based upon Solé (1998), Souza & Girotto (2011) and the teaching of literature addressed by Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) and others. Therefore, with this activity, we raise hypotheses about the effectiveness of the implementation of activity-based literary texts in order to see how we can improve reading with interactive proposal of understanding and production of meaning. In this way, we hope to make a significant contribution to this area of teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-18T16:43:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf: 1114866 bytes, checksum: aa96db165bcfb5ed85502af61f539093 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-18T16:43:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf: 1114866 bytes, checksum: aa96db165bcfb5ed85502af61f539093 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-18T16:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf: 1114866 bytes, checksum: aa96db165bcfb5ed85502af61f539093 (MD5) Previous issue date: 2015-08-19en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeitura - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectConto - Gêneropt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.titleEstratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8640178343507222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6928902530343161pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a leitura como um elemento fundamental na aquisição e construção de conhecimentos, este trabalho tem como objetivo elaborar, aplicar e avaliar atividades que fomentem a leitura qualificada de textos literários, em especial do gênero conto, nas salas de aula do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, precisamos, antes, refletir sobre a leitura e suas estratégias; os desafios específicos da leitura do texto literário; o gênero conto; e realizar diagnóstico, através de entrevistas com professores e estudantes. A fundamentação teórica que embasa este estudo está pautada nos conceitos de leitura abordados por Solé (1998), Souza & Girotto (2011) e sobre o ensino de literatura abordados por Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) e outros. Assim sendo, com esta atividade, levantamos hipóteses sobre a eficácia da aplicação de atividade baseada no texto literário conto com o objetivo de verificar como podemos melhorar a leitura com a proposta interativa de compreensão e produção de sentido. Desta forma, esperamos fazer uma contribuição significativa para esta área de ensino.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EstrategiasLeituraTexto.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons