Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Márcio Lins-
dc.date.accessioned2017-06-09T16:13:41Z-
dc.date.available2017-06-09T16:13:41Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Márcio Lins. Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação. Orientador: Valzeli Figueira Sampaio. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the experience with games (eletronic games), focused on case study that considers the analysis of the image, experience and mediation modes proposed by the game Journey (TGC, 2012). Therefore, there is the interactive, symbolic, interface and game functionality features in question and its aesthetic possibilities of dialogue with other art forms, such as comics and illustration. In this perspective, we make use of theories and authors that we consider relevant to the case study and relatable to important aspects in the approach of the game (Johan Huizinga, Roger Caillois, Eric Zimmerman, Katie Salen), imaginary (Gilbert Durand, Philippe Malrieu), experience in general and aesthetic experience in particular (Robert Solomon, John Dewey) and language and media (Lucia Santaella, Julio Plaza, Monica Tavares). Having the playful interaction as lens, it promotes an analysis of the intricacies of the game, its relations with the player(s), the questions posed during and at the end of his experience to thus understand how mimicry occurs with other means of expression that not only the game itself. The theoretical crossings tend to cooperate with the studies of the game while expanded field of art.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-06-06T18:00:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_JorneyJogoExperiencia.pdf: 6271595 bytes, checksum: 81fb17192d6dbcc8ae3112b443aa526e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-06-09T16:13:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_JorneyJogoExperiencia.pdf: 6271595 bytes, checksum: 81fb17192d6dbcc8ae3112b443aa526e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-09T16:13:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_JorneyJogoExperiencia.pdf: 6271595 bytes, checksum: 81fb17192d6dbcc8ae3112b443aa526e (MD5) Previous issue date: 2016-07-07en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectJogos por computadorpt_BR
dc.subjectVídeo gamespt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectInteração lúdicapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.titleJourney: o jogo e a experiência como fonte de criaçãopt_BR
dc.title.alternativeJourney: the game and the experience as a source of creationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SAMPAIO, Valzeli Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142863342585522pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9355493132891736pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação aborda a experiência com jogos (games), focada em estudo de caso que considera a análise da imagem, a experiência e os modos de mediação propostos pelo jogo Journey (TGC, 2012). Para tanto, observa-se as características interativas, simbólicas, de interface e de funcionalidade do jogo em questão e suas possibilidades de diálogos estéticos com outras formas de artes, como os quadrinhos e a ilustração. Nessa perspectiva, valemo-nos de teorias e autores que consideramos pertinentes ao estudo de caso e relacionáveis a aspectos importantes para a abordagem do jogo (Johan Huizinga; Roger Caillois; Eric Zimmerman; Katie Salen), do imaginário (Gilbert Durand; Philippe Malrieu), da experiência em geral e da experiência estética em particular (Robert Solomon; John Dewey) e da linguagem e da mídia (Lucia Santaella; Julio Plaza; Monica Tavares). Tendo a interação lúdica como lente, promove-se uma análise dos meandros do jogo, suas relações com o(s) jogador(es), as questões propostas durante e no fim de sua experiência para, assim, compreender como ocorre o mimetismo com outros meios de expressão que não apenas o próprio jogo. Os atravessamentos teóricos tendem a cooperar com os estudos do jogo enquanto campo expandido da arte.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_JorneyJogoExperiencia.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons