Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8730
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERNANDES, Carla Sílvia | - |
dc.creator | MARTINS, Maria Manuela | - |
dc.creator | GOMES, Bárbara Pereira | - |
dc.creator | GOMES, José Augusto | - |
dc.creator | GONÇALVES, Lucia Hisako Takase | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T16:24:07Z | - |
dc.date.available | 2017-06-20T16:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Carla Sílvia et al. Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 33-37, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 jun. 2017. <http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160005>. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-9465 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8730 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-06-20T16:23:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_FamilyNursingGame.pdf: 627681 bytes, checksum: bad7f5d084cb978185b164b5b5c3e781 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-06-20T16:24:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_FamilyNursingGame.pdf: 627681 bytes, checksum: bad7f5d084cb978185b164b5b5c3e781 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-20T16:24:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_FamilyNursingGame.pdf: 627681 bytes, checksum: bad7f5d084cb978185b164b5b5c3e781 (MD5) Previous issue date: 2016-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Escola Anna Nery | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem de família | pt_BR |
dc.subject | Enfermeiro | pt_BR |
dc.subject | Serviço hospitalar de emergência | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família | pt_BR |
dc.title.alternative | Family Nursing Game: Desarrollando un juego de tablero sobre la familia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.citation.volume | 20 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 33 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 37 | pt_BR |
dc.description.resumo | Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.resumen | Parte de los enfermeros en Portugal no tienen formación en enfermería de familia y sus prácticas solamente se adaptan con la propia experiencia, siendo familia también. El objetivo fue describir los pasos metodológicos en el desarrollo de un juego de tablero para enseñar sobre familia llamado "Family Nursing Game". El mismo fue construido y validado para enseñar la enfermería de familia a los enfermeros en el contexto de los cuidados en una unidad hospitalaria. La metodología de este desarrollo siguió las diez etapas propuestas por Jaffe, desde la definición del contenido y objetivos, la formulación del juego con evaluación de su confiabilidad y validad hasta probarlo con la población. Como resultado, los enfermeros hospitalarios que sometieron a la prueba del juego, los mismos realizaron preferencia por este juego, entre otras estrategias educacionales, por la fuente de interacción y reflexión que permite a los participantes, motivación para cuidado de la familia y considerando al juego como agente facilitador del aprendizaje. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos Científicos - FAENF/ICS |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_FamilyNursingGame.pdf | 612,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons