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dc.creatorOLIVEIRA, Robson Cardoso de-
dc.date.accessioned2017-07-17T14:15:23Z-
dc.date.available2017-07-17T14:15:23Z-
dc.date.issued2014-06-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Robson Cardoso de. Égua, é a hora do intervalo na tv: marcadores sociais da diferença, consumidores/as e publicidade produzida em Belém do Pará. 2014. 230 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Antropologia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8860-
dc.description.abstractThis dissertation is "born" with a mission: to investigate on the receipt of social markers of the difference between the advertising consumers produced in the city of Belém, Pará, in order to observe how the categories of Gender and Sexuality are received and (re) signified at the moment we watch the interval time in TV. However, other social markers of difference as Class, Color/Race and Generation were added by consumers in conversations, and consequently were problematized in this study. In addition, discussions about advertising and consumption also gained prominence as a consequence of the very strength of the consumers’ speeches. As a result, I realized that social markers of difference were being operated in the narratives in an intersected (or articulated) mode, among these, the most active in this tangency were the Gender, Color/Race and Class categories, comprised by speeches as: black and poor male; and white and rich woman. The "game" between the real and the "magical" world of ads (Rocha 1990), also commented out by consumers, viewing the advertising much closer to real idealizations, instead of showing the realities at the interval time in TV.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-17T14:15:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EguaHoraIntervalo.pdf: 10430929 bytes, checksum: 99904f065ec7f6e7b9149e0cab9a21a7 (MD5) Previous issue date: 2014-06-18en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectConsumidores - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.title“Égua”, é a hora do intervalo na tv: marcadores sociais da diferença, consumidores/as e publicidade produzida em Belém do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1CANCELA, Cristina Donza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393402118322730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0689549952417548pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação “nasce” com uma missão: investigar sobre a recepção de marcadores sociais da diferença entre consumidores/as da publicidade produzida na cidade de Belém do Pará, no intuito de observar como são recebidos e (re) significados as categorias de Gênero e Sexualidade no momento em que assistíamos ao horário comercial. Contudo, outros marcadores sociais da diferença como Classe, Cor/Raça e Geração foram acionados pelos/as interlocutores/as, nas conversas, e, consequentemente, problematizados nesta pesquisa. Além disso, discussões em torno de publicidade e consumo também ganharam o devido destaque como uma consequência da própria força dos discursos dos/as consumidores/as. Como resultado, percebi que os marcadores sociais da diferença estavam sendo operados, nas narrativas, de modo interseccionado (ou articulados), dentre essas, as mais ativadas nesse tangenciamento foram às categorias de Gênero, Cor/Raça e Classe, compreendidas por discursos como: homem, negro e pobre; e mulher, branca e rica. O “jogo” entre o real e o “mágico” mundo dos anúncios (Rocha 1990), também fora comentado pelos/as interlocutores/as, visualizando a publicidade muito mais próxima de idealizações do real, ao invés de mostrar realidades na hora do intervalo na TV.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH

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