Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDES, Ana Patrícia de Oliveira-
dc.creatorPONTES, Fernando Augusto Ramos-
dc.creatorSILVA, Simone Souza da Costa-
dc.creatorLIMA, Mayara Barbosa Sindeaux-
dc.creatorSANTOS, Cláudia Oliveira dos-
dc.date.accessioned2017-11-22T13:03:02Z-
dc.date.available2017-11-22T13:03:02Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.citationFERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira et al. Envolvimento parental na tarefa escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 18, n. 3, p. 529-536, dez. 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9275>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539pt_BR
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9275-
dc.description.abstractIn this work we investigate the feelings and perceptions of the parents towards their involvement in the homework of their children. A qualitative research was made with emphasis on the use of the focal group. The study had 12 participants : people responsible for teenagers who were in the 7th, 8th and 9th grade of the basic education from a private school. The data were analyzed by content analysis. The results indicated that the parents see the homework as an element which belongs to the dynamics of school activities, despite the negative feelings that permeate their involvement in the mentioned schoolwork.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2017-11-22T13:01:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EnvolvimentoParentalTarefa.pdf: 368495 bytes, checksum: 0d34c0b2686a32c57231ca0296f32cdf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2017-11-22T13:03:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EnvolvimentoParentalTarefa.pdf: 368495 bytes, checksum: 0d34c0b2686a32c57231ca0296f32cdf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-22T13:03:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EnvolvimentoParentalTarefa.pdf: 368495 bytes, checksum: 0d34c0b2686a32c57231ca0296f32cdf (MD5) Previous issue date: 2014-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0529.pdf-
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.titleEnvolvimento parental na tarefa escolarpt_BR
dc.title.alternativeParental involvement in homeworkpt_BR
dc.title.alternativeEnvolvimiento parental en la tarea escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpt_BR
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage529pt_BR
dcterms.citation.epage536pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183786-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar os sentimentos e percepções dos pais em relação ao envolvimento na tarefa escolar dos filhos. Foi utilizada pesquisa qualitativa, com ênfase na utilização do grupo focal. Participaram do estudo 12 responsáveis de adolescentes que cursavam o 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola privada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os pais veem a tarefa escolar como elemento constituinte da dinâmica das atividades escolares, a despeito dos sentimentos negativos que permeiam seu envolvimento na referida tarefa.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este estudio fue investigar los sentimientos y percepciones de los padres en relación al envolvimiento en la tarea escolar de los hijos. Se utilizó investigación cualitativa, con énfasis en la utilización del grupo focal. Participaron del estudio 12 responsables de adolescentes que cursaban el 7º, 8º y 9º años de la Enseñanza Fundamental de una escuela privada. Los datos fueron analizados por intermedio del análisis de contenido. Los resultados indicaron que los padres ven la tarea escolar como elemento constituyente de la dinámica de las actividades escolares, a respecto de los sentimientos negativos que permean su envolvimiento en la referida tarea.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EnvolvimentoParentalTarefa.pdf359,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons