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dc.creatorCORRÊA, Izete Magno-
dc.date.accessioned2017-12-13T17:32:08Z-
dc.date.available2017-12-13T17:32:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCORRÊA, Izete Magno. Ressignificando o Programa Escola Ativa (PEA): caminhos e implantação. 2014. 226 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9327-
dc.description.abstractThe study redefines the Active School Program (EAP): paths and deployment, aimed to analyze the deployment and implementation of this program in the period 2008-2011, which was effective institutional responsibility of the Municipal Education Igarapé-Miri. Initially, we made a historical contextualization of public policies that have been presented in the scenario of Rural Education in recent decades, as well as the conceptualization of rural education and / in the field. Then we discuss the logic of educational planning in Brazil and the implications of the Program for Development of Education PDE / MEC, the translation of policies implemented by programs developed on the floor of the Brazilian public school, in the case of our object of study, the program Active School. This is an investigation of qualitative nature whose information collected are from literature, documentary and field research (space having as the Municipal Education Igarapé - Miri and two municipal schools) that indicated satisfaction with the training of teachers Received the modules offered by the program, as well as proved that such training of teachers reached multi-year classes of municipal, totaling 237 teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-10-20T12:35:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_RessignificandoProgramaEscola.pdf: 4282019 bytes, checksum: af9b6f623931912f20a397ef5ed9d7f9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectPrograma Escola Ativa (PEA)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola rural multisseriadapt_BR
dc.titleRessignificando o Programa Escola Ativa (PEA): caminhos e implantaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355112931326342pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3742373569124433pt_BR
dc.description.resumoO estudo Ressignificando o Programa Escola Ativa (PEA): caminhos e implantação, teve como objetivo analisar a implantação e implementação desse programa no período de 2008 a 2011, cuja efetivação foi de responsabilidade institucional da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri. Inicialmente, fizemos uma contextualização histórica das políticas públicas que tem se apresentado no cenário da Educação do Campo nas últimas décadas, bem como a conceituação de Educação rural e do/no campo. Em seguida discutimos a lógica de planejamento da educação no Brasil e as implicações do Programa de Desenvolvimento da Educação- PDE/MEC, na tradução das políticas implementadas pelos programas desenvolvidos no chão da escola pública brasileira, no caso do nosso objeto de estudo, o Programa Escola Ativa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa cujas informações coletadas são oriundas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo (tendo como espaço a Secretaria Municipal de Educação de Igarapé - Miri e duas escolas municipais), que apontaram a satisfação dos docentes com a formação recebida nos módulos ofertados pelo Programa, assim como comprovamos que a referida formação atingiu os docentes das classes multisseriadas da rede municipal, totalizando 237 professores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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