Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RAMOS, Maély Ferreira Holanda | - |
dc.creator | FERNANDES, Ana Patrícia de Oliveira | - |
dc.creator | PONTES, Fernando Augusto Ramos | - |
dc.creator | SILVA, Simone Souza da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-03T16:35:11Z | - |
dc.date.available | 2018-01-03T16:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Maély Ferreira Holanda et al. Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 1, p. 91-99, mar. 2016. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356>. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-3772 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-3446 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356 | - |
dc.description.abstract | Collective efficacy of teachers refers to the way faculty members judge the capabilities of this group to perform the specific tasks of the ir function. This study aimed to systematic ally review studies on collective teacher efficacy from a social cognitive perspective. The refore, articles in the CAPES database published between 2010 to 2014were reviewed .The survey resulted in 12 articles which contemplated pre-established inclusion criteria. The results indicated by means of analysis of the objectives of the articles that the variables most commonly used to study the collective teacher efficacy were: self-efficacy and job satisfaction. It was also noted that the majority of the studies useda quantitative approach, indicating a necessity to expand the studies applying qualitative techniques. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-03T16:34:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf: 670479 bytes, checksum: cb11b3f5dfe08abeb6a5b20777b04c9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-03T16:35:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf: 670479 bytes, checksum: cb11b3f5dfe08abeb6a5b20777b04c9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-03T16:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf: 670479 bytes, checksum: cb11b3f5dfe08abeb6a5b20777b04c9b (MD5) Previous issue date: 2016-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Teoria e Pesquisa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100091&lng=pt&nrm=iso | - |
dc.subject | Eficácia coletiva | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.title | Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Characterization of studies on collective teacher efficacy from a social cognitive theory perspective | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.citation.volume | 32 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 91 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 99 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012227091099 | - |
dc.description.resumo | A eficácia coletiva de professores refere-se ao modo como os membros do corpo docente julgam as capacidades desse grupo para realizar as tarefas específicas de sua função. Este estudo objetivou revisar sistematicamente pesquisas sobre a eficácia coletiva docente, na perspectiva social cognitiva. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2010 a 2014, na base de dados da CAPES. O levantamento resultou em 12 artigos que contemplavam os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os resultados indicaram, por meio da análise dos objetivos dos artigos selecionados, que as variáveis mais utilizadas para estudar a eficácia coletiva foram: autoeficácia e satisfação no trabalho. Notou-se ainda que a maioria das pesquisas utilizou abordagem quantitativa, sendo necessário ampliar os estudos, aplicando técnicas qualitativas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - NTPC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf | 654,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons