Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, Maély Ferreira Holanda-
dc.creatorFERNANDES, Ana Patrícia de Oliveira-
dc.creatorPONTES, Fernando Augusto Ramos-
dc.creatorSILVA, Simone Souza da Costa-
dc.date.accessioned2018-01-03T16:35:11Z-
dc.date.available2018-01-03T16:35:11Z-
dc.date.issued2016-03-
dc.identifier.citationRAMOS, Maély Ferreira Holanda et al. Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 1, p. 91-99, mar. 2016. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.issn1806-3446pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356-
dc.description.abstractCollective efficacy of teachers refers to the way faculty members judge the capabilities of this group to perform the specific tasks of the ir function. This study aimed to systematic ally review studies on collective teacher efficacy from a social cognitive perspective. The refore, articles in the CAPES database published between 2010 to 2014were reviewed .The survey resulted in 12 articles which contemplated pre-established inclusion criteria. The results indicated by means of analysis of the objectives of the articles that the variables most commonly used to study the collective teacher efficacy were: self-efficacy and job satisfaction. It was also noted that the majority of the studies useda quantitative approach, indicating a necessity to expand the studies applying qualitative techniques.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-03T16:34:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf: 670479 bytes, checksum: cb11b3f5dfe08abeb6a5b20777b04c9b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-03T16:35:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf: 670479 bytes, checksum: cb11b3f5dfe08abeb6a5b20777b04c9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-03T16:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf: 670479 bytes, checksum: cb11b3f5dfe08abeb6a5b20777b04c9b (MD5) Previous issue date: 2016-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100091&lng=pt&nrm=iso-
dc.subjectEficácia coletivapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.titleCaracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitivapt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of studies on collective teacher efficacy from a social cognitive theory perspectivept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage91pt_BR
dcterms.citation.epage99pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012227091099-
dc.description.resumoA eficácia coletiva de professores refere-se ao modo como os membros do corpo docente julgam as capacidades desse grupo para realizar as tarefas específicas de sua função. Este estudo objetivou revisar sistematicamente pesquisas sobre a eficácia coletiva docente, na perspectiva social cognitiva. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2010 a 2014, na base de dados da CAPES. O levantamento resultou em 12 artigos que contemplavam os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os resultados indicaram, por meio da análise dos objetivos dos artigos selecionados, que as variáveis mais utilizadas para estudar a eficácia coletiva foram: autoeficácia e satisfação no trabalho. Notou-se ainda que a maioria das pesquisas utilizou abordagem quantitativa, sendo necessário ampliar os estudos, aplicando técnicas qualitativas.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf654,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons