Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFROTA, Antonio Juvenil da-
dc.date.accessioned2018-06-08T19:07:47Z-
dc.date.available2016-01-08-
dc.date.available2018-06-08T19:07:47Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.citationFROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. Orientador: Alexandre Silva dos Santos Filho. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967-
dc.description.abstractWays and epistemological strategies in Art in the Amazons is the research line that is linked to this thesis, whose object of study are the landscapes paintings of Pinto Guimarães, made up during the second half of the twentieth century. It aims to observe the paintings of the local artist Pinto Guimarães, both in its procedural aspects of execution, as in the thematic choice of scenarios and landscaped grounds, as well as the pictorial technique visual, relating its stylistic features to those of nineteenth century French Impressionist paintings. The methodology is theoretical by documentary contribution and biographical, with which paintings produced by the artist in 1963 to 1996 are observed from original works and by reading photographs of important works belonging to private and public collections. This study brings together authors of art history dealing with the fundamentals of French impressionist school, among which stand out Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010) Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) and Hauser (1998). It brings to light the visual legacy that landscape paintings brought to contemporary pictorial art in Belém, according to the stylistic influences to which they were subjected during the period in which they were held. Finally, this research points to the neutral marks of existence of Impressionism in the artist's work and characteristics linked to modernity, but also reveals the true motivations that led the author to the development of his landscape paintings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-08T19:06:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_PinturaPintoGuimaraes.pdf: 8267498 bytes, checksum: d08e95083f47e4615636e9066c541ec4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-08T19:07:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_PinturaPintoGuimaraes.pdf: 8267498 bytes, checksum: d08e95083f47e4615636e9066c541ec4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-08T19:07:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_PinturaPintoGuimaraes.pdf: 8267498 bytes, checksum: d08e95083f47e4615636e9066c541ec4 (MD5) Previous issue date: 2015-12-17en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPinto Guimarãespt_BR
dc.subjectPintura paisagística brasileirapt_BR
dc.subjectPintura - Amazôniapt_BR
dc.subjectPintores impressionistaspt_BR
dc.titleA luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarãespt_BR
dc.title.alternativeThe light, the theme and the technique: the Impressionist relationship in the landscape paintings of Pinto Guimarãespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7245793164008684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9800438460386610pt_BR
dc.description.resumoTrânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf8,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons