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Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Mar-2018
Autor(es): PEREIRA, Natália Cristina Rodrigues
Primeiro(a) Orientador(a): AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas
Título: Design vernacular: a comunicação visual informal no cotidiano da Amazônia
Agência de fomento: 
Citar como: PEREIRA, Natália Cristina Rodrigues. Design vernacular: a comunicação visual informal no cotiano da Amazônia . 2018. 267 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10019 >. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre o design vernacular como uma experiência comunicacional na Amazônia. Trata-se de uma forma de comunicação materializada em desenhos de letras (lettering) pintados manualmente em placas, fachadas, faixas e outras superfícies espalhadas pela região que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. O foco da investigação partiu da seguinte pergunta: quais as inspirações, particularidades e estratégias que permeiam o universo material e simbólico dessa forma de comunicação visual informal, sem perder de vista o seu potencial mercadológico e suas relações com a comunidade? Para isso, o trabalho apoiou-se em conceitos de Benjamin (1987), Braga (2011), Canevacci (1997), Schutz (2012), Dewey (1980), Durand (1996), Flusser (2013), Kant (2012), Maffesoli (1998) e Paes Loureiro (2008; 2001), dentre outros. A hipótese defendida nesta dissertação é a de que a comunicação visual informal, permeada pelo universo da cultura amazônica, contribui no âmbito simbólico e econômico diretamente para a realidade da comunidade na qual está inserido. A metodologia teve um foco qualitativo a partir de pesquisas de campo, sendo que a coleta de material (registro fotográfico e entrevistas) aconteceu de agosto de 2015 a janeiro de 2018, compreendendo duas visitas em cada uma das três ilhas do município de Belém escolhidas: Cotijuba, Caratateua (Outeiro) e Mosqueiro. Acredita-se que a importância deste trabalho se centra na possibilidade de contribuir com estudos que vão além dos aspectos tecnológicos da comunicação, voltadas assim para o homem em sociedade, assim como, em longo prazo, poder colaborar para uma possível desmistificação de estereótipos sobre a Amazônia.
Abstract: This research reflects on the vernacular design as a communication experience in the Amazon region. The analyzed object in the study is the draws of letters (lettering) painted manually on boards, facades, banners, and other surfaces widespread across the region that, based on the popular culture, aim to supply the communicational necessities of the informal commerce where they originate. The focus of the investigation came from the following question: what are the inspirations, particularities, and strategies that permeate the material and symbolic universe of this type of informal visual communication, without losing sight of its market potential and its relationship to the community? Therefore, this research used concepts of Benjamin (1987), Braga (2011), Canevacci (1997), Schutz (2012), Dewey (1980), Durand (1996), Flusser (2013), Kant (2012), Maffesoli (1998) e Paes Loureiro (2008; 2001), among others. Accordingly, the hypothesis presented here pointed that the informal visual communication, permeated by the universe of the Amazonian culture, contributes in the symbolic and economic scope directly to the reality of the community in which it is inserted. The methodology was based on the qualitative descriptive analysis, starting from field research, being that the collection of material (photography registration and interviews) started from August 2015 to January 2018, including two visits in each one of the three islands of the Municipality of Belém chosen for the study: Cotijuba, Caratateua (Outeiro) e Mosqueiro. It's believed that the importance of this research is focused on the possibility of contributing with studies that go beyond the technical aspects of communication, therefore based on the men in society, as well as, long-term, to be able to collaborate for a possible demystification of stereotypes about the Amazon.
Palavras-chave: Comunicação - Amazônia
Design vernacular
Intersubjetividade
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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