Analysis of the mental foramen using cone beam computerized tomography

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revista de Odontologia da UNESP

Citação

SAITO, Kunihiro et al. Analysis of the mental foramen using cone beam computerized tomography. Revista de Odontologia da UNESP, Araraquara, v. 44, n. 4, p. 226-231, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10076>. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0067
Introdução: O conhecimento das estruturas anatômicas localizadas na região entre os forames mentuais é de importância crucial nos planejamento pré-operatórios. Objetivo: Avaliar a posição do forame mentual relacionado aos ápices dos dentes, sua distância aos bordos da mandíbula com uso da tomografia computadorizada de feixe cônico. Material e método: Foram avaliadas 100 tomografias computadorizadas de feixe cônico da mandíbula realizada num único aparelho de tomografia. Cada imagem escolhida foi avaliada de forma repetida para ambos os lados da mandíbula, a posição do forame mentual, indicando a região em que o forame se encontrava e as medidas do forame mentual a cortical lingual e base da mandíbula. Os dados foram analisados inicialmente de forma descritiva. Um valor de p<0,05 foi escolhido como o nível de significância. Resultado: 42% dos forames mentuais estavam localizados no ápice do segundo pré-molar. A margem lingual do forame mentual localizou-se em média de 3,1 mm a partir da cortical lingual. A margem inferior do forame mentual foi localizada 7,25 mm acima da borda inferior da mandíbula. Conclusão: O forame mentual localizou-se com maior frequência em nível dos ápices dos segundos pré-molares, com distância à cortical lingual, em média, de 3,1 mm e base da mandíbula, em média, de 7,25 mm.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SAITO, Kunihiro et al. Analysis of the mental foramen using cone beam computerized tomography. Revista de Odontologia da UNESP, Araraquara, v. 44, n. 4, p. 226-231, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10076>. Acesso em:.