Concordância verbal em textos de alunos do ensino fundamental maior: variação e ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MORAES, Ronaldo Nogueira de. Concordância verbal em textos de alunos do Ensino Fundamental maior : variação e ensino. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10133. Acesso em:.

DOI

Este trabalho investiga os padrões de concordância verbal usados por alunos dos anos finais do ensino fundamental – 8º e 9º anos –, de uma escola pública do município de Santo Antonio do Tauá–PA. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos dos gêneros crônica, artigo de opinião e relato, produzidos em sala de aula, a fim de observar o uso, por parte dos alunos, da concordância verbal de terceira pessoa do plural em suas produções escritas. A análise dos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente afetam o uso linguístico dos alunos, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático pedagógica de intervenção que possa auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. A proposta didático-pedagógica de intervenção foi elaborada com base nos pressupostos de uma proposta experimental para o ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2017), que concebe os fenômenos gramaticais como: (i) elementos que permitem uma abordagem reflexiva da gramática, por meio do desenvolvimento de atividades de natureza linguística, epilinguística e metalinguística a serem conduzidas no interior da prática de leitura de textos (FRANCHI, 2006; GERALDI, 2006; FOLTRAN, 2013); (ii) recursos expressivos necessários à construção dos sentidos do texto (NEVES, 2006; PAULIUKONIS, 2013); e (iii) instâncias de manifestação de normas/variedades (cultas e populares), relacionando o ensino de gramática ao plano da variação linguística (VIEIRA, 2013a; 2013b; GÖRSKI; FREITAG, 2013), como forma de promover o desejável domínio das estruturas variáveis segundo os contínuos de variação (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Para a coleta dos textos objetos de análise, aplicaram-se atividades envolvendo cada um dos gêneros, em que, ao final destas, um texto representativo de cada gênero foi produzido. Além disso, aplicou-se às turmas um teste de percepção com o objetivo de verificar o grau de percepção do aluno frente às formas padrão e não padrão de concordância verbal; o referido teste foi elaborado com base em outros trabalhos que visaram à observação dos falantes frente ao fenômeno variável em estudo nesta dissertação (BORTONI-RICARDO, 2008b; GAMEIRO, 2009). Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável VARBRUL, que mostrou significativa influência de fatores como posição do sujeito na frase, distância entre o sujeito e o verbo, saliência fônica, paralelismo formal no nível da cláusula e animacidade do sujeito. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de gramática e em particular o de concordância verbal, elaborou-se uma proposta de intervenção como forma de oferecer a professores e alunos uma alternativa ao estudo da concordância verbal que leve o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras variáveis de concordância em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

MORAES, Ronaldo Nogueira de. Concordância verbal em textos de alunos do Ensino Fundamental maior : variação e ensino. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10133. Acesso em:.