Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revista Estudos Feministas

Citação

REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829
As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:.