Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Ago-2017 |
Autor(es): | REZNIK, Gabriela MASSARANI, Luisa Medeiros SILVA, Marina Ramalho e MALCHER, Maria Ataide AMORIM, Luís Henrique de CASTELFRANCHI, Yurij |
Afiliação do(s) Autor(es): | MALCHER, M. A. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação |
Título: | Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? |
Título(s) alternativo(s): | How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession? |
Citar como: | REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:. |
Resumo: | As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica. |
Abstract: | The media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach - little explored in studies on public perceptions of S&T - this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity. |
Palavras-chave: | Divulgação científica Percepção pública da ciência Estereótipo do cientista Mulheres Adolescentes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Título do Periódico: | Revista Estudos Feministas |
ISSN: | 0104-026X 1806-9584 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200829&lng=pt&nrm=iso |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf | 137,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons