Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Ago-2017
Autor(es): REZNIK, Gabriela
MASSARANI, Luisa Medeiros
SILVA, Marina Ramalho e
MALCHER, Maria Ataide
AMORIM, Luís Henrique de
CASTELFRANCHI, Yurij
Afiliação do(s) Autor(es): MALCHER, M. A. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação
Título: Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?
Título(s) alternativo(s): How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession?
Citar como: REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:.
Resumo: As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.
Abstract: The media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach - little explored in studies on public perceptions of S&T - this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity.
Palavras-chave: Divulgação científica
Percepção pública da ciência
Estereótipo do cientista
Mulheres
Adolescentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Título do Periódico: Revista Estudos Feministas
ISSN: 0104-026X
1806-9584
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200829&lng=pt&nrm=iso
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf137,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons