Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorREZNIK, Gabriela-
dc.creatorMASSARANI, Luisa Medeiros-
dc.creatorSILVA, Marina Ramalho e-
dc.creatorMALCHER, Maria Ataide-
dc.creatorAMORIM, Luís Henrique de-
dc.creatorCASTELFRANCHI, Yurij-
dc.date.accessioned2018-09-11T19:56:35Z-
dc.date.available2018-09-11T19:56:35Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationREZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:.pt_BR
dc.identifier.issn0104-026Xpt_BR
dc.identifier.issn1806-9584pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208-
dc.description.abstractThe media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach - little explored in studies on public perceptions of S&T - this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-09-10T19:13:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf: 141265 bytes, checksum: fc8171e8a2febee5c97d7dbae9e8f2eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2018-09-11T19:56:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf: 141265 bytes, checksum: fc8171e8a2febee5c97d7dbae9e8f2eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-11T19:56:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf: 141265 bytes, checksum: fc8171e8a2febee5c97d7dbae9e8f2eb (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofRevista Estudos Feministaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200829&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPercepção pública da ciênciapt_BR
dc.subjectEstereótipo do cientistapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleComo adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?pt_BR
dc.title.alternativeHow Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418068774672935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2675160937325484pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393537146885532pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418062253829906pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537201109252347pt_BR
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage829pt_BR
dcterms.citation.epage855pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829pt_BR
dc.description.resumoAs representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.pt_BR
dc.description.affiliationMALCHER, M. A. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf137,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons