Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | REZNIK, Gabriela | - |
dc.creator | MASSARANI, Luisa Medeiros | - |
dc.creator | SILVA, Marina Ramalho e | - |
dc.creator | MALCHER, Maria Ataide | - |
dc.creator | AMORIM, Luís Henrique de | - |
dc.creator | CASTELFRANCHI, Yurij | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T19:56:35Z | - |
dc.date.available | 2018-09-11T19:56:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.citation | REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208>. acessos em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-026X | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-9584 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10208 | - |
dc.description.abstract | The media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach - little explored in studies on public perceptions of S&T - this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-09-10T19:13:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf: 141265 bytes, checksum: fc8171e8a2febee5c97d7dbae9e8f2eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2018-09-11T19:56:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf: 141265 bytes, checksum: fc8171e8a2febee5c97d7dbae9e8f2eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-09-11T19:56:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf: 141265 bytes, checksum: fc8171e8a2febee5c97d7dbae9e8f2eb (MD5) Previous issue date: 2017-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Estudos Feministas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200829&lng=pt&nrm=iso | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Percepção pública da ciência | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo do cientista | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? | pt_BR |
dc.title.alternative | How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3418068774672935 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2675160937325484 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2393537146885532 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5418062253829906 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7537201109252347 | pt_BR |
dc.citation.volume | 25 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 829 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 855 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829 | pt_BR |
dc.description.resumo | As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica. | pt_BR |
dc.description.affiliation | MALCHER, M. A. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos Científicos - ILC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AdolescentesApreendemCiencia.pdf | 137,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons