Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10297
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorOLIVEIRA, Erick Ely Gomes de-
dc.creatorARANTES, Diandra Costa-
dc.creatorNASCIMENTO, Liliane Silva do-
dc.creatorPONTES, Flávia Sirotheau Corrêa-
dc.date.accessioned2018-10-18T17:19:51Z-
dc.date.available2018-10-18T17:19:51Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Erick Ely Gomes de et al. Oral health assessment in school program health: who and how?. Revista Gaúcha de Odontologia, Campinas, v. 66, n. 2, p. 154-159, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10297>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8637pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10297-
dc.description.abstractOral health is a constitutional right, with its own national policy which guides the relevance of its interrelation to general health within the integrality principles. This manuscript aims at understanding how oral health assessment and actions are observed within the School Program Health, through a qualitative study performed in the city of Belém, State of Pará, Brazil. The sample criterion consisted of 5 nurses, 5 teachers and 5 parents. A semi-structured script was used, written and transcribed with subsequent thematic analysis. The analysis revealed three thematic categories emphasizing the need for policy empowerment and practice in order to understand the meanings of oral health within the SHP as well as to enlarge its specificity in the interdisciplinary work scenario. Thus, it is clear that for the effective functioning of the school / health relationship, it is of utmost importance that SHP policy is applied and recognized while continuously seeking to strengthen the principle of integrality and extended clinic. The study also highlights permanent education and constant need for the participants’ skill improvement so that both students’ health care and life quality can be fully promoted.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-10-10T21:16:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Arcticle_OralHealthAssessment.pdf: 96191 bytes, checksum: 1b4ed0d703035672a4622359fb230378 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2018-10-18T17:19:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Arcticle_OralHealthAssessment.pdf: 96191 bytes, checksum: 1b4ed0d703035672a4622359fb230378 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-18T17:19:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Arcticle_OralHealthAssessment.pdf: 96191 bytes, checksum: 1b4ed0d703035672a4622359fb230378 (MD5) Previous issue date: 2018-06en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gaúcha de Odontologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-86372018000200154&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escola (PSE)pt_BR
dc.subjectPSEpt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.titleOral health assessment in school program health: who and how?pt_BR
dc.title.alternativeAvaliação de saúde bucal no programa saúde na escola: quem e como?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595039404946882pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9476260192713221pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1267238580647081pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3853022506850236pt_BR
dc.citation.volume66pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage154pt_BR
dcterms.citation.epage159pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1981-863720180002000083416pt_BR
dc.description.resumoA saúde bucal apresenta-se como um direito constitucional, sendo condição relevante à integralidade de saúde. Este artigo objetivou compreender como a avaliação e ações de saúde bucal são contempladas no âmbito do Programa Saúde na Escola, através de pesquisa com abordagem qualitativa no município de Belém, Pará, utilizando roteiro semiestruturado com amostra de três categorias do Programa Saúde na Escola, selecionadas por conveniência e com base no critério de saturação: enfermeiros, professores e pais. A análise resultou três categorias distintas e inter-relacionadas que ressaltam a discussão acerca da necessidade de empoderamento para compreensão dos significados da saúde bucal dentro do PSE e ampliação de sua especificidade no cenário de trabalho transdisciplinar. Para o efetivo funcionamento da articulação escola/saúde, faz-se necessário reconhecer a aplicabilidade da política do Programa Saúde na Escola, buscando cada vez mais implementá-la nas escolas de modo a otimizar a interligação entre os envolvidos. Verificou-se a constante necessidade acerca do aperfeiçoamento de habilidades dos atores deste cenário de modo a atuar munidos de atitudes/comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida do escolar.pt_BR
dc.description.affiliationNASCIMENTO, L.S.; PONTES, F.S.C. Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FOUFPA/ICS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Arcticle_OralHealthAssessment.pdf93,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons