Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10403
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Set-2018
Autor(es): SILVA, Álvaro Júnior Melo e
KEUFFER, Sara Ingrid Cruz
OLIVEIRA, Juliana Sequeira Cesar de
BARROS, Romariz da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): SILVA, A. J. M.; BARROS, R. S. Universidade Federal do Pará
Título: Aquisição de repertório intraverbal via instrução baseada em equivalência em crianças com TEA
Título(s) alternativo(s): Adquisición de repertorio intraverbal mediante instrucción basada en equivalencia en niños con TEA
Citar como: SILVA, Álvaro Júnior Melo et al. Aquisição de repertório intraverbal via instrução baseada em equivalência em crianças com TEA. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 26, n. 3, p. 1155-1171, jul./set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.3-02pt. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10403. Acesso em:.
Resumo: Nos estudos aqui apresentados, investigou-se a contribuição da equivalência estímulos para a emergência de relações intraverbais. O Estudo 1 avaliou a emergência de intraverbal via instrução baseada em equivalência (EBI) em duas crianças com autismo. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), verificou-se a emergência de relações intraverbais (AC e CA). Um participante apresentou a emergência imediata das relações AC e o outro apresentou um padrão de desempenho compatível com emergência atrasada. Com base nestes dados, o Estudo 2 avaliou o efeito da presença de EBI na aquisição de relações intraverbais. As crianças do Estudo 1 participaram do Estudo 2. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), foram treinadas relações intraverbais consistentes (A1C1, A2C2, por exemplo) e inconsistentes (A3C4, A4C3) com classes de equivalência. Para Lúcia houve a aquisição apenas das relações intraverbais consistentes. Para Lucas não houve diferença significativa na aquisição de ambos os tipos de relação no treino AC e houve uma ligeira diferença na aquisição das relações CA. A partir dos dados de Lúcia, principalmente, pode-se concluir que EBI favorece a aquisição de novas relações. Os dados dos estudos além comprovar, podem incentivar a aplicação de equivalência de estímulos.
Resumen: El presente estudio investigó la contribución de la formación de clases de equivalencia para la emergencia de relaciones intraverbales en niños con trastorno del espectro autista. El Estudio 1 evaluó la emergencia de relaciones intraverbales vía instrucción basada en equivalencia (EBI). Después de enseñar relaciones de oyente (AB) y tacto (BC), se verificó la emergencia de relaciones intraverbales (AC y CA). Un participante presentó la emergencia inmediata de las relaciones AC y el otro presentó un patrón de desempeño compatible con la emergencia atrasada. El Estudio 2 evaluó el efecto de la presencia de EBI en la adquisición de relaciones intraverbales. Después de la enseñanza de relaciones de oyente (AB) y tacto (BC), se entrenaron relaciones intraverbales consistentes (A1C1, A2C2, por ejemplo) e inconsistentes (A3C4, A4C3) con clases de equivalencia. Lucia solo adquirió relaciones intraverbales consistentes. Lucas no presentó diferencias en la adquisición de ningún tipo de relación en el entrenamiento AC, y hubo una ligera diferencia en la adquisición de las relaciones CA. Con base en los datos de Lucia, se puede concluir que EBI favorece la adquisición de nuevas relaciones. Estos hallazgos pueden alentar la aplicación de la formación de clases de equivalencia a otros problemas con relevancia social.
Palavras-chave: Equivalência de estímulos
Psicologia do desenvolvimento
Comportamento Intraverbal
Relações intraverbal
Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Crianças
Equivalence
Verbal behavior
Intraverbal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Título do Periódico: Trends in Psychology
ISSN: 2358-1883
País: Brasil
Instituição: Sociedade Brasileira de Psicologia
Sigla da Instituição: SBP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://ref.scielo.org/drpch6
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.3-02pt
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AquisicaoRepertorioIntraverbal.pdfPORTUGUÊS775,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Article_AcquisitionIntraverbalRepertoire.pdfINGLÊS611,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons