Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10411
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Set-2017 |
Autor(es): | GRIS, Gabriele ALVES, Hans Werner ASSIS, Grauben José Alves de SOUZA, Sílvia Regina de |
Afiliação do(s) Autor(es): | ASSIS, G. J. A. Universidade Federal do Pará |
Título: | Utilização de jogos adaptados para avaliação de habilidades matemáticas e monetárias |
Título(s) alternativo(s): | Utilización de juegos adaptados para evaluación de habilidades matemáticas y monetarias |
Agência de fomento: | IC/UEL - Fundação Araucária e Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Londrina |
Citar como: | GRIS, Gabriele et al. Utilização de jogos adaptados para avaliação de habilidades matemáticas e monetárias. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 25, n. 3, p. 1139-1152, set. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.3-12pt. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10411. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de jogos adaptados sobre a avaliação do desempenho de pré-escolares no aprendizado de habilidades matemáticas e monetárias. Participaram oito crianças da Educação Infantil, distribuídas em dois Grupos Experimentais. Para ambos os grupos, por meio de dominós adaptados, foram ensinadas e testadas relações entre numerais impressos (A), conjuntos de pontos (B), operações de adição (C), valores impressos (D) e figuras de cédulas e moedas (E). Inicialmente foram ensinadas as relações AB/BA e AC/CA e testadas as relações BC/CB. Posteriormente foram ensinadas as relações DC/CD, testadas as relações AD/DA e DB/BD. Finalmente ensinou-se a relação DE/ED, testando-se em seguida as relações EB/BE, EC/CE e AE/EA. Avaliações de nomeação dos estímulos e de resolução de operações de adição foram realizadas em Pré-teste, Sondas e em Pós-teste. Para o Grupo 1 as avaliações de nomeação de estímulos foram conduzidas por meio da apresentação de cartões e para o Grupo 2 foram utilizados jogos adaptados. Observou-se, para ambos os grupos, melhores resultados na resolução de operações de adição. Os resultados das avaliações sugerem que o uso de jogos adaptados pode contribuir para menor variabilidade nas avaliações de nomeação de estímulos. |
Resumen: | Este estudio tuvo como objetivo investigar los efectos del uso de juegos de dominó adaptados sobre la evaluación del desempeño de preescolares en el aprendizaje de habilidades matemáticas y monetarias. Participaron ocho niños de la Educación Infantil, distribuidos en dos Grupos Experimentales. Para ambos los grupos, por medio de dominó adaptados, fueron enseñadas y testadas relaciones entre numeral impreso (A), conjunto de puntos (B), operación de suma (C), valor impreso (D) y imágenes de billetes y monedas. Inicialmente fueran enseñadas las relaciones AB/BA y AC/CA, testándose las relaciones BC/CB. Posteriormente fueran enseñadas las relaciones DC/CD, testándose las relaciones AD/DA y DB/BD. Finalmente fueran enseñadas las relaciones DE/ED, testándose las relaciones EB/BE, EC/CE y AE/EA. Evaluaciones de nombramiento de estímulos y de resolución de operaciones de suma fueron realizadas en prueba previa, sondeos y en post-prueba. Para el Grupo 1 las evaluaciones de nombramiento de estímulos fueron conducidas por medio de la presentación de tarjetas y para el Grupo 2 fueron utilizados juegos adaptados. Se observó, para ambos los grupos, mejores resultados en la resolución de operación de suma. Los resultados de las evaluaciones sugieren que el uso de juegos adaptados puede contribuir para resultados con menor variabilidad en las evaluaciones de nombramiento. |
Palavras-chave: | Aprendizagem - Jogos adaptados Educação infantil - Numerais Ensino da matemática - Estímulos Comportamento matemático Relações - Modelos de redes Games Arithmetic (Mathematic) Money handling Relationship network |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Título do Periódico: | Trends in Psychology |
ISSN: | 2358-1883 |
País: | Brasil |
Instituição: | Sociedade Brasileira de Psicologia |
Sigla da Instituição: | SBP |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | http://ref.scielo.org/38j6qp |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.3-12pt |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - NTPC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_UtilizacaoJogosAdaptados.pdf | PORTUGUÊS | 923,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Article_UseAdaptedGames.pdf | INGLÊS | 923,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons