Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10720
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 27-Aug-2015 |
metadata.dc.creator: | TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Simone Souza da Costa |
Title: | Estresse e metas de socialização de pais de crianças com e sem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
Other Titles: | Stress and Goals of parents of children with and without Socialization Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães. Estresse e metas de socialização de pais de crianças com e sem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2015. 97 f. Orientadora: Simone Souza da Costa Silva . Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10720. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Os comportamentos que uma pessoa com TDAH apresenta podem provocar um emaranhado de sentimentos no seio familiar e social, desgastando suas relações o que pode ocasionar em rejeição desse indivíduo ou até mesmo exclusão do grupo social ao qual estão ligados.Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a presença de estresse e as metas de socialização de pais de crianças com e sem TDAH. Para tal, foram realizados dois estudos. No primeiro foi avaliada a presença de estresse em pais de crianças com e sem TDAH e verificado se havia correlação desses níveis com os comprometimentos atencionais e padrões de hiperatividade/impulsividade dos seus filhos. No segundo investigou-se as metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH. Participaram de ambos os estudos78 pais, divididos em dois grupos: Grupo Experimental formado pelos pais de crianças ou adolescentescom o diagnóstico de TDAH e Grupo controle formado pelos pais de crianças sem o diagnóstico. Os dados foram coletados em um Hospital Universitário e em duasescolasregulares da rede pública da cidade de Belém/PA. Os instrumentos utilizados foram:Questionário Sócio-Demográfico,MTA-SNAP IV, Índice de Estresse Parental (PSI).Os resultados do primeiro estudo apontaram que o nível de estresse dos pais de crianças sem TDAH (GC) foi maior do que o dos pais de crianças com TDAH (GE) e os do segundo estudo demonstraram que os pais de ambos os grupos têm suas principais metas relacionadas ao autoaperfeiçoamento, diferenciando-se quanto as estratégias de ação usadas para alcançar as metas. |
Abstract: | The behaviors that a person with ADHD has can cause a tangle of feelings within the family and within social, wearing their relations which can lead to rejection of that individual or even exclusion from the social group to which they are ligados.Esta research aimed to investigate the presence of stress and socialization goals of parents of children with and without ADHD. For this purpose, two studies were conducted. At first it was assessed the presence of stress in parents of children with and without ADHD and checked if there was correlation of these levels with attentional impairments and hyperactivity patterns / impulsivity of their children. In the second investigated the socialization goals and strategies of parents of children with and without ADHD. Participated in both estudos78 parents, divided into two groups: experimental group formed by parents of children or adolescentescom the diagnosis of ADHD and control group formed by parents of children without the diagnosis. Data were collected in a University Hospital and duasescolasregulares the public network in the city of Belém / PA. The instruments used were: Socio-Demographic Questionnaire, MTA-SNAP IV, Parenting Stress Index (PSI) .The first study results showed that the stress level of parents of children without ADHD (GC) was higher than that of parents of children with ADHD (GE) and the second study showed that parents of both groups have their main goals related to self-improvement, differing as the action strategies used to achieve the goals. |
Keywords: | Comportamento humano Distúrbios de falta de atenção com hiperatividade Stress - Psicologia Pais e filhos Socialização Metas Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ECOETOLOGIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EstresseMetasSocializacao.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License