Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10743
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 26-Mar-2018 |
metadata.dc.creator: | PEDROSO, Luis Marcelo de Araújo |
metadata.dc.description.affiliation: | Tribunal de Justiça do Estado do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos |
Title: | Novas tecnologias e livro didáticos da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propaganda |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | PEDROSO, Luis Marcelo de Araújo. Novas tecnologias e livro didático da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propaganda . 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10743>. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho buscou propor uma abordagem pedagógica, por meio do gênero propaganda, considerando o uso das NTICs e a sua relação com o Livro Didático da EJA (3ª etapa), de uma escola pública da periferia de Belém. Buscou-se entender como essa relação ocorria em prol do desenvolvimento da competência leitora e escrita no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Desta forma, foi importante traçar uma breve descrição da EJA, do livro didático, NTICs, bem como do percurso metodológico adotado (pesquisa-ação e observação participante) na proposta de atividades. Para o estudo da língua materna, utilizou-se o gênero propaganda, analisando sua estrutura, linguagem verbal/não verbal e as funções da linguagem predominantes. Defendeu-se que a apropriação de ferramentas tecnológicas ampliaria os saberes e perspectivas dos alunos de alcançarem um fim prático. A literatura utilizada no trabalho teve como referência autores como, Souza (1998), Bakhtin (2003), Menegassi (2005) e Koch (2015). O trabalho pôde revelar que, apesar de ser possível desenvolver atividades utilizando as NTICs conjuntamente com os LDs para o ensino de Língua Portuguesa, ainda existem inúmeros desafios para o desenvolvimento mais efetivo desse tipo de encaminhamento. Isso se justifica tendo em vista que há docentes que não estão bem preparados e com interesse em trabalhar com as novas tecnologias. Além disso, muitas escolas não possuem estrutura adequada para este tipo de trabalho em função do baixo investimento na área. Por outro lado, os alunos são bem receptivos às NTICs. Eles conseguem, interagir e avançar em suas aprendizagens, em especial, nas atividades que potencializavam relação com as suas possibilidades de articulação com o mercado de trabalho (formal e informa) e subsistência. |
Abstract: | This work sought to propose a pedagogical approach, using the advertising genre, considering the use of NICTs and a relationship with the EJA Didactic Book (3rd stage), of a public school in the outskirts of Belém. relationship occurred in the learning of the reading and writing competence in the teaching-learning process of the students. Thus, it was important to describe the EJA, the textbook, NTICs, proposal for action and observation in the proposed activities. For the study of the mother tongue, use the language of gender, analyze its structure, verbal / nonverbal language and as predominant language functions. It was argued that the appropriation of technological shoes would broaden the knowledges and orientation of students of the moment for the practical purpose. A literature used as authors such as, Souza (1998), Bakhtin (2003), Menegassi (2005) and Koch (2015). The work also revealed that, although it was used, NICTs in conjunction with LDs for Portuguese language teaching still exist in the challenges for the most effective development of this type of referral. This is justified because there are teachers who are not well prepared and interested in working with the new technologies. In addition, many schools do not offer a suitable structure for this type of work in the function of low investment in the area. On the other hand, students are very receptive to NICTs. They escape, learn and adhere to their learning, especially in the activities that enhance the relationship with their possibilities of articulation with the labor market (formal and informal) and subsistence. |
Keywords: | Livro didático Tecnologias da informação e comunicação Educação de jovens e adultos |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_NovasTecnologiasLivros.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License