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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 25-Feb-2019 |
metadata.dc.creator: | SINIMBÚ, Renato Pinheiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | COSTA, Antonio Maurício Dias da |
Title: | Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970) |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | SINIMBÚ, Renato Pinheiro. Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação versa sobre as formações musicais Jazzes que existiram no município de Igarapé-Mirí entre as décadas de 1940 a 1970. Estes grupos musicais formatados para o entretenimento e a dança fizeram parte de um diálogo cultural amplo, iniciado nos Estados Unidos e na América Central, que, a partir da década de 1920, direcionados pela indústria fonográfica, se irradiaram para outras partes do mundo. Em Igarapé-Mirí, particularmente, foram “abraçados” pelas elites que os utilizavam para elevar o nível econômico de seus eventos e para demarcar alguns espaços festivos. Por outro lado, os músicos, em sua maioria negros e pobres, viam nesses conjuntos um meio de se profissionalizar e adquirir prestígio social e, dessa forma, tentar superar os problemas econômicos e os preconceitos raciais que enfrentavam. O trabalho procura demonstrar como os Jazzes – correspondentes a uma dimensão cultural inovadora – se desenvolveram em meio às práticas tradicionais de produção e fruição musical disseminadas a partir dos eventos religiosos do catolicismo popular e da dinâmica festiva das comunidades rurais e urbanas do município. Este estudo foi realizado, em grande parte, utilizando entrevistas com moradores do Baixo Tocantins e se apoiou na história de vida de vários músicos para discutir os processos de formação musical, performance, agência, discriminação, resistência e subsistência. Dessa forma, a música foi o meio pelo qual buscamos perceber as relações entre os sujeitos abordados. |
Abstract: | This dissertation sought to study the “Jazzes”, musical formations that existed in the municipality of Igarapé-Mirí between the 1940s and 1970s. These musical groups created for entertainment and dance were part of a broad cultural dialogue started in the United States and Central America from the 1920s on, directed by the music business. This was spread to other parts of the world. In Igarapé-Mirí, in particular, those groups were "embraced" by the elites, who used them for entertainment and to raise the economic level of their events and to embrace some festive spaces to these groups. On the other hand, the musicians, mostly black and poor, saw those formations as a way to become professional and acquire social prestige and thus try to break with economic problems and racial prejudices. The work tries to demonstrate how the Jazzes - corresponding to an innovative cultural dimension - were developed from traditional practices of musical production and enjoyment, disseminated from religious events of popular Catholicism and the festive dynamics diffused by the communities of the county. This study was carried out in large part through the production of interviews with the various dwellers of the Baixo Tocantins, based on the life history of a certain number of musicians in order to discuss the processes of musical formation, performance, agency, discrimination, resistance and subsistence. In this way, music was the means by which we sought to perceive the relations between the approached subjects. |
Keywords: | Jazzes Entretenimento musical Música - Baixo Tocantins |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMAZONIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779 |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
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