Efeitos de promessas de reforço de maior e menor magnitude sobre o seguir instruções em crianças

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2013-03-27

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Universidade Federal do Pará

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CASTRO, Juliany Lopes de. Efeitos de promessas de reforço de maior e menor magnitude sobre o seguir instruções em crianças. 2013. 37 f. Orientadora: Carla Cristina Paiva Paracampo. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10827. Acesso em:.

DOI

O estudo objetivou investigar os efeitos de justificativas para seguir instruções sobre o comportamento de seguir instruções que produzia perda de reforçadores. Vinte crianças na faixa etária entre sete e nove anos foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo, e distribuídas em quatro condições experimentais que diferiam quanto ao tipo de justificativa utilizada e a fase em que a mesma era apresentada. A tarefa consistia em tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. Foram usados como reforçadores fichas trocáveis por brinquedos. Nas Condições 1 e 2 as justificativas eram promessas de reforço de maior magnitude (comprar os brinquedos preferidos, se a instrução fosse seguida) e nas Condições 3 e 4, eram promessas de reforço de menor magnitude (comprar os brinquedos menos preferidos, se a instrução não fosse seguida). Nas Fases 1, 3 e 5, de todas as condições, eram apresentadas instruções correspondentes às contingências de reforço programadas e o comportamento de segui-las era consequenciado com o ganho de fichas. Nas Fases 2 e 4, de todas as condições, ocorriam mudanças não sinalizadas nas contingências de reforço programadas, e a manutenção do comportamento de seguir instruções era consequenciado com a perda de fichas. Os resultados mostraram que todos os participantes das quatro condições seguiram as instruções correspondentes apresentadas nas Fases 1, 3 e 5. Mostraram também que 17 dos 20 participantes deixaram de seguir instruções quando este comportamento passou a produzir perda de fichas nas Fases 2 e 4. Os resultados destes 17 participantes indicam que o controle pelas consequências imediatas prevaleceu sobre o controle pela apresentação de justificativas para a manutenção do seguir instruções. Três participantes seguiram instruções que produziam perda de fichas nas Fases 2 e 4. Estes resultados, por outro lado, sugerem que a exposição a justificativas contendo promessas de reforço de maior e menor magnitude, caso o seguir instrução seja mantido ou abandonado, respectivamente, também podem contribuir para manter o seguir instruções, mesmo que este comportamento passe a produzir perda de reforçadores.

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CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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1 CD-ROM

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CASTRO, Juliany Lopes de. Efeitos de promessas de reforço de maior e menor magnitude sobre o seguir instruções em crianças. 2013. 37 f. Orientadora: Carla Cristina Paiva Paracampo. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10827. Acesso em:.