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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10907
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 27-Fev-2018 |
Autor(es): | ALMEIDA, Leila Cristina da Conceição Santos |
Primeiro(a) Orientador(a): | LEMOS, Flávia Cristina Silveira |
Título: | A gestão do risco social na escola em documentos de promoção da saúde (2005 a 2015): análise da implicação do professor |
Citar como: | ALMEIDA, Leila Cristina da Conceição Santos. A gestão do risco social na escola em documentos de promoção da saúde (2005 a 2015): análise da implicação do professor. Orientador: Flávia Cristina Silveira. 2018. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10907. Acesso em:. |
Resumo: | Neste trabalho doutoral se discutem tramas de redes discursivas que enunciam o professor como gestor de indicadores de saúde na escola pública. São investigados dispositivos de capacitação e responsabilização docente como estratégia do governo da vida saudável. Para tanto, a pergunta problema que norteia a pesquisa é: de que modo se constitui a trama da implicação do professor como gestor do risco social em práticas discursivas de promoção da saúde na escola? Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho constitui-se em analisar como se dá a implicação do professor em documentos de promoção da saúde na escola de 2005 a 2015. Deste desdobram-se os seguintes objetivos específicos: trazer à tona a história da governamentalidade e da biopolítica como apropriação teórica da maquinaria de um poder que incita modos do sujeito conduzir a si e aos outros; discutir a constituição do cenário político econômico no Brasil que serviu de transição para a história do presente sobre os modos de gerir o risco social na população; problematizar o currículo de implicação produzido para o professor e as indicações de capacitações em indicadores gerais de saúde na escola; analisar, nos documentos selecionados, como são tecidos os discursos de implicação do professor na gestão do risco pela promoção de uma saúde social na escola. Além do filósofo Michel Foucault, esta discussão se ancora no pensamento de diversos autores, entre os quais, Castel, Le Goff, Veyne, Oliveira, Gomes, Lapassade, Silva, Corazza. Utilizando a metodologia histórico-genealógico foucautiana, esta constitui-se uma pesquisa bibliográfica e documental que discute, em quatro capítulos, o perigo do controle do discurso sobre o professor em estratégias de saúde na escola. Uma dinâmica, na qual encomendas sobre o risco social na escola são produzidas constantemente e sobre a prática docente é creditado outros saberes como atualização de práticas. Ao final da pesquisa, afirma-se que a trama dos discursos que implicam o professor em estratégias de promoção da saúde operam em nome de uma saúde social; que propostas de capacitação/instrução ao professor em documentos de indicadores de saúde na escola, operam por dispositivos biopolíticos que incitam criatividade, protagonismo e flexibilidade na prática docente como forma de melhor governar o risco social na população economicamente pobre. |
Abstract: | In this doctoral dissertation we discuss the plots of discursive networks that enunciate the teacher as manager of health indicators in the public school. Teaching capacity building and accountability devices are investigated as a healthy life government strategy. To that end, the problem question that guides the research is: in what way is the plot of the implication of the teacher as manager of social risk in discursive practices of health promotion in the school? In this sense, the general objective of this work is to analyze how the teacher's involvement in health promotion documents in school from 2005 to 2015 occurs. From this the following specific objectives are unfolded: to bring to the fore the history of governmentality and of biopolitics as the theoretical appropriation of the machinery of a power that incites modes of the subject to lead to self and others; to discuss the constitution of the economic political scenario in Brazil that served as a transition to the history of the present about the ways of managing social risk in the population; to problematize the curriculum of implication produced for the teacher and the indications of training in general indicators of health in the school; to analyze, in the selected documents, how the teacher involvement discourses in risk management by the promotion of social health in the school are woven. In addition to the philosopher Michel Foucault, this discussion is anchored also in the thinking of several authors, including Castel, Le Goff, Veyne, Oliveira, Gomes, Lapassade, Silva, Corazza. Using the Foucaultian genealogical-genealogical methodology, this is a bibliographical and documentary research that discusses, in four chapters, the danger of control of the discourse on the teacher in health strategies in the school. A dynamic, in which orders about social risk in school are constantly produced and on the teaching practice is credited other knowledges as updating practices. At the end of the research, it is affirmed that the plot of the speeches that imply the professor in strategies of health promotion operates in the name of a social health; that proposals of training / instruction to the teacher in documents of health indicators in the school, operate through biopolitical devices that incite creativity, protagonism and flexibility in teaching practice as a way to better govern social risk in the economically poor. |
Palavras-chave: | Professor Promoção da saúde Risco social Governamentalidade e biopolítica |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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