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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2018
Autor(es): BASTOS, Sandra Nazaré Dias
CHAVES, Sílvia Nogueira
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Currículos e saberes: os discursos que fabricam professores de biologia
Título(s) alternativo(s): About Curriculum and knowledge: the discourses that make teachers of biology
Agência de fomento: 
Citar como: BASTOS, Sandra Nazaré Dias; CHAVES, Sílvia Nogueira. Sobre currículos e saberes: os discursos que fabricam professores de biologia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 32, p. 174-185, jul./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.4885. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10946. Acesso em:.
Resumo: O objetivo desse trabalho é problematizar como processos discursivos engendram modos de ser professor de Biologia. Nesse caminho, nossa atenção voltou-se para as práticas discursivas e não discursivas que veiculadas e institucionalizadas no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Bragança produzem o sujeito docente de Biologia. Tomamos como corpus empírico o Catálogo de Graduação e Pós Graduação do Centro de Ciências Biológicas da UFPA, documento que reúne planos de curso do currículo que vigorou entre 1997 e 2004. Nossas análises mostram um currículo basicamente voltado para a área da saúde, mesmo que se destinasse à formação de professores. A onipresença de conteúdos do campo da Medicina silenciam componentes da formação que se destinam à preparação para a docência, produzindo um campo de visão que enuncia a docência como efeito colateral da presumida boa formação “científica”. Os efeitos dessas práticas reverberam na formação de um profissional que deseja e valoriza conhecimentos específicos menorizando os demais saberes, especialmente os do campo pedagógico. Essa hierarquização fabrica um profissional professor desejoso de viver o lado “glamouroso” da Biologia, relacionado à realização de pesquisas em áreas específicas como Genética e Ecologia, em alternativa à vida “monótona” da sala de aula.
Abstract: The purpose of this work is to reflect on how discursive processes influence the ways of being a biology teacher. Our attention was focused on the discursive and non-discursive practices that are currently being publicized and institutionalized in the curriculum of the Degree in Biological Sciences of the Campus of Bragança and influence the construction of the subject Biology Teacher. We took as empirical corpus the Catalog of Undergraduate and Graduate Studies from the Center of Biological Sciences of UFPA, a document that brings together course plans of the curriculum that ran from 1997 to 2004. Our analyzes show a curriculum basically focused on the health area, even if it was intended for teacher training. The omnipresence of contents and practices from the field of Medicine silences training components that are intended to prepare for teaching. The result is the development of a vision that enunciates teaching as a side effect, of what is presumed to be a good training in the "scientific" area. The effects of these practices reverberate in the formation of a professional who desires and values specific knowledge, minimizing the other knowledge, especially those of the pedagogical field. The hierarchy of knowledge produces a professional teacher who wishes to live the "glamorous" side of Biology, usually related to conducting research in specific areas such as Genetics and Ecology, as an alternative to the "monotonous" life inside the classroom.
Palavras-chave: Currículo
Formação de professores de ciências
Subjetividade
Curriculum
Science education
Teacher training
Subjectivity
Título do Periódico: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4885
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.4885
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